Vulcão lança coluna de gases no Chile thumbnail
Meio Ambiente

Vulcão lança coluna de gases no Chile

Nuvem de fumaça irrompeu de cratera nos Nevados de Chillán após tremor. Nevados de Chillán, no Chile, lançam coluna de gases nesta quinta-feira (30)
Sernageomin/Reprodução/Twitter
Um vulcão no centro-sul do Chile lançou uma coluna de gases nesta quinta-feira (30), o que levou o governo chileno a manter um alerta laranja para as proximidades das montanhas conhecidas como Nevados de Chillán. Veja no GIF abaixo.
Initial plugin text
De acordo com o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile, o fenômeno levantou uma nuvem de gases com pequenas partículas a até 3,3 quilômetros de altura. Ao jornal “El Mercurio”, um diretor do órgão disse que a coluna de fumaça é a mais alta registrada durante todo o ciclo eruptivo das montanhas nos últimos quatro anos.
Ainda segundo as autoridades chilenas, houve um “tremor vulcânico” — fenômeno que ocorre devido ao movimento de fluidos em um sistema vulcânico como o dos Nevados de Chillán.
O Chile, inclusive, está na região chamada Círculo de Fogo do Pacífico — área do globo onde se encontram extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta, e que, por isso, concentra a maioria dos terremotos e vulcões no mundo.
Nevados de Chillán
Vista do vulcão Nevados de Chillán, em Las Trancas, no Chile, em foto de 2018
Martin Bernetti/AFP
Rodeado de exuberantes florestas e rios cristalinos, os Nevados de Chillán — complexo vulcânico composto por 17 crateras — estão situados na região do Biobío (550 km ao sul de Santiago), na Cordilheira dos Andes. É um dos mais ativos vulcões do Chile, e por isso, foi monitorado constantemente durante os últimos anos.
Desde 2015, mantinha o nível de alerta amarelo, mas a partir de dezembro de 2017 algumas erupções menores de cinzas alertaram os especialistas sobre o aumento da atividade. Em abril de 2018, após um fenômeno parecido com o registrado nesta quinta, as autoridades chilenas emitiram o alerta laranja.

Tópicos