Volkswagen anuncia fim da produção do Up! na fábrica de Taubaté, SP thumbnail
Economia

Volkswagen anuncia fim da produção do Up! na fábrica de Taubaté, SP

Modelo era produzido exclusivamente na fábrica de Taubaté e vai sair de linha. Volkswagen anuncia fim da produção do Up! na fábrica de Taubaté, SP
Divulgação
A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira (7) o fim da produção do Up! na fábrica em Taubaté. O modelo era produzido exclusivamente na unidade do interior de São Paulo e vai sair de linha.
Segundo a montadora alemã, a medida faz parte de uma estratégia de renovação de portfólio. A multinacional informou ainda que “passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no país”.
Com o fim da produção do Up!, a fábrica de Taubaté da Volkswagen vai seguir com a produção de dois modelos: Gol e Voyage. A expectativa, no entanto, é pela possibilidade de produzir um novo veículo na fábrica, o que ainda não foi confirmado pela montadora.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a plataforma MQB, que viabiliza a produção de novos modelos, está em fase de implantação na fábrica de Taubaté.
A entidade afirma ainda que o acordo para instalação da nova plataforma, feito em 2020, garante estabilidade de cinco anos nos postos de trabalho e a produção de um modelo exclusivo para a unidade.
O Up! foi o último grande investimento anunciado pela montadora em Taubaté, que emprega cerca de 3 mil pessoas. Além dele, a linha de montagem conta também com o Gol e Voyage.
Em março, foram emplacados 11 mil carros entre Gol, Up! e Voyage, segundo os dados da Fenabrave. O Gol foi o terceiro carro mais emplacado no país, com 6,8 mil unidades; o Voyage teve 3,6 mil emplacamentos e o Up! apenas 563.
Funcionários da Volks voltam ao trabalho em Taubaté
Paradas
A Volkswagen tem feito paradas na produção desde o início da pandemia. Nesta semana, a empresa voltou a operar, mas com parte da produção, após duas semanas paralisada em todo o país por causa do agravamento da pandemia de coronavírus.
Desde março de 2020, a empresa tem anunciado medidas como layoff, abertura de plano de demissão voluntária e adesão a acordos de redução de jornadas e salários.
5 pontos: Ford encerra produção no Brasil
Crise na indústria
Taubaté tem sido fortemente impactada pela crise na indústria em 2021. As multinacionais Ford e LG, que atuavam há anos na cidade, devem encerrar suas produções locais.
O primeiro anúncio foi da Ford, em janeiro, e cerca de 830 metalúrgicos devem perder os empregos na fábrica de motores da montadora. A montadora Ford anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021 (veja vídeo acima). Ao todo, 5 mil empregos devem ser afetados em Taubaté, Camaçari (BA) e Horizonte (CE).
LG vai encerrar produção em Taubaté
Nesta semana, a LG também anunciou o fim da produção na fábrica de Taubaté (SP). A empresa sul-coreana decidiu encerrar as operações globais em celulares, no Brasil produzidos exclusivamente na unidade, e transferir o setor de monitores e notebooks para a fábrica de Manaus (AM).
A medida deve gerar o fechamento de 700 postos de trabalho diretos, além de afetar a cadeia produtiva na região. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, três fornecedoras exclusivas da LG também devem encerrar as atividades com a perda da demanda da sul-coreana, causando a demissão de outras 430 pessoas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
A

Tópicos