A empresa Pfizer gerou repercussões favoráveis no mercado internacional, ao informar que sua vacina experimental contra a covid-19 mostrou ser 90% eficaz na prevenção da doença.
A Pfizer e sua parceira alemã BioNTech são as primeiras farmacêuticas a anunciarem dados bem-sucedidos de um ensaio clínico em larga escala.
As empresas esperam pedir autorização para uso emergencial da vacina nos Estados Unidos ainda neste mês.
CORONAVAC – No Brasil, a Anvisa interrompeu os testes da vacina chinesa Coronavac, após a morte de um voluntário na vacinação experimental.
O produto é desenvolvido pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Hoje de manhã foi informado que o incidente registrado não teria ligação com os testes diretos feitos com a vacina. São aguardadas confirmações.
BRASIL – As mortes causadas pela pandemia no Brasil estão em expressiva queda e chegaram a 162.628.
Nas últimas 24 horas, foram registrados 231 óbitos.
AMAPÁ – O apagão no Amapá tem causado atrito entre o Governo Federal e o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que representa este estado.
Em represália, ele sinalizou a aliados que pode promover mudanças em projetos importantes do governo nas áreas de energia e gás. Resistente à privatização da Eletrobras, Davi não pretende pautar a proposta do Governo.
O projeto já está parado na Câmara dos Deputados, mas enfrentava desde o ano passado a resistência de senadores, sobretudo da região Norte.
O apagão deve dificultar o acordo que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, pretendia negociar para quebrar a resistência dos senadores e começar a tramitação.
Alcolumbre promete pressionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para cassar a concessão da empresa espanhola Isolux, dona da subestação que pegou fogo e deixou sem energia 700 mil pessoas no Amapá.
ELEIÇÕES – No Amapá, a nova preocupação é a eleição de domingo.
Tribunal Superior Eleitoral e Ministério das Minas e Energia tentam passar tranquilidade, dizendo que a votação poderá ser feita sem problemas, mas o fornecimento de energia no estado ainda é precário.
BRICS – Vladimir Putin (Rússia) e Xi Jinping (China) declararam que irão aguardar os “resultados oficiais” das eleições nos Estados Unidos para parabenizar (ou não) o democrata Joe Biden.
Juntando-se ao Presidente Bolsonaro, o fato surge como uma postura forte do chamado Brics, cauteloso no reconhecimento de mudança nos Estados Unidos.
A Turquia também está aguardando a evolução dos fatos.
EMPRESAS – Brasil teve saldo positivo de 231.253 novos negócios em outubro, quando foram abertas 320.559 empresas e 89.306 foram fechadas. Os dados são do Mapa da Economia do Ministério da Economia.
A atividade econômica com maior crescimento em outubro foi o comércio varejista de bebidas, com aumento de 4,81% no registro de novos negócios, na comparação com o mês anterior.
Transporte rodoviário de cargas cresceu 4,77% e promoção de vendas, 3,26%.
STJ – Superior Tribunal de Justiça está cauteloso, diante do ataque do hacker, que quebrou o sigilo dos seus arquivos digitais, salvos pela existência de backup amplo e resistente.
Inseguro diante dos riscos, o Tribunal adiou para a próxima semana o retorno de atividades, incluindo importantes julgamentos.
PERU – Congresso do Peru aprovou impeachment do Presidente Martín Vizcarra Cornejo. A presidência será assumida pelo líder do Congresso, Manuel Merino.
As eleições presidenciais do Peru vão ocorrer em 11 de abril.
ECONOMIA – Dólar fechou estável ontem, a R$ 5,386.
O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, reagiu ao noticiário sobre novas vacinas e também à sucessão nos Estados Unidos, atingindo 103.487 pontos, com alta de 2,54%.
Por RENATO RIELLA
Comentar