Análise indica que problema está na compatibilidade com as cores definidas na imagem. Imagem que causa travamentos em alguns aparelhos Android. Esta versão da imagem foi convertida e deve ser inofensiva, mas não é recomendado configurá-la no aparelho.
Reprodução
O que é a pior coisa que pode acontecer configurando um papel de parede no celular? Graças a um “bug” no Android, alguns usuários que decidiram experimentar um “papel de parede bomba” estão precisando redefinir seus smartphones para a configuração de fábrica.
A imagem, quando configurada na tela inicial do celular, deixa o aparelho reiniciando constantemente, inviabilizando o uso. Em geral, o problema pode ser resolvido redefinindo o telefone – um procedimento simples e rápido, mas que apaga os dados armazenados no aparelho.
As fotos utilizadas pelo blog neste texto foram todas convertidas a partir da original e não devem apresentar risco, mas não é recomendado testá-las. Caso o aparelho apresente o defeito e não seja possível trocar o papel de parede, é preciso consultar o manual para realizar uma restauração forçada.
Não devem ocorrer danos permanentes ao smartphone, mas a redefinição apaga arquivos não sincronizados com a nuvem.
O caso ganhou popularidade quando um usuário do Twitter conhecido como “Ice Universe” divulgou a imagem, recomendado que ninguém configurasse a foto como papel de parede.
Muitos usuários decidiram arriscar – e acabaram com aparelhos travados, que reiniciam continuamente. Vídeos e fotos foram publicados por usuários em resposta ao tuíte, demonstrando o problema na prática.
“Ice Universe” é conhecido na rede social por divulgar detalhes antecipados sobre lançamentos da Samsung. Mas o problema também foi confirmado em outros aparelhos com Android 9 e 10. O Android 11 – que ainda não foi oficialmente lançado – não parece ter o defeito.
Como a tela inicial é muitas vezes personalizada pelos fabricantes, também é possível que smartphones de determinadas marcas não tenham o bug.
Initial plugin text
Segundo uma análise do “Ice Universe”, o problema pode ter relação com o formato de cores utilizado pelo arquivo. Para representar as cores em arquivos e na tela, computadores e celulares utilizam tabelas de cores padronizadas de “espaços de cores”. Por alguma razão, a tela inicial do Android estaria processando as cores de forma indevida, causando um travamento.
A “imagem bomba” está no formato de cores RGB, que é capaz de representar mais cores que o sRGB – o formato mais comum. Mesmo que o aparelho não seja compatível com essas cores, ele deve convertê-lo para o formato adequado. Em muitos arquivos, as cores são definidas de forma incorreta, o que também deve ser identificado para evitar erros de processamento.
O Android é plenamente capaz de realizar essa conversão. Ver a imagem na web não causa problemas, por exemplo. Mas, por algum motivo, a tela inicial processa a imagem de um jeito diferente.
O programador Davide Bianco, que trabalha em uma versão personalizada do Android, já enviou uma sugestão de código para o Android base, que é usado como ponto de partida para as derivações dos fabricantes. Se o problema realmente for esse e a sugestão for acatada, o código pode chegar aos telefones dos usuários em uma futura atualização e eliminar o “bug”.
Em comunicado citado pela “BBC”, a Samsung prometeu uma atualização no dia 11 de julho.
Usuário ‘Ice Universe’ enviou imagem original (esq.) para rede social chinesa e percebeu mudança nas cores, o que indicou a possibilidade de um problema no espaço de cores usado no arquivo.
Reprodução/Twitter/Ice Universe
Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com
Comentar