País de 3,5 milhões de habitantes aplicou ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 a 73% da sua população. Cerca de 65% já estão com o esquema vacinal completo. Fronteira do Brasil com o Uruguai, em Jaguarão (RS)
Reprodução/RBS TV
aO presidente do
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou na segunda-feira (9) a reabertura das fronteiras do país para estrangeiros completamente vacinados contra a Covid-19 para o dia 1º de setembro.
Os brasileiros não residentes, que estavam impossibilitados de viajar para o país vizinho, poderão embarcar para o Uruguai, inicialmente, apenas se tiverem propriedades na região.
“A partir de 1º de setembro, vai ser permitida a entrada no nosso país daqueles [estrangeiros] que demonstrarem ser proprietários”, disse Lacalle Pou em um pronunciamento.
Em seguida, a partir de 1º de novembro, todos os estrangeiros completamente vacinados com as duas doses do esquema vacinal ou a dose única poderão entrar no país.
No entanto, as autoridades uruguaias informaram que ainda vão exigir a apresentação de um teste do tipo PCR (o do cotonete) recente na entrada do país.
Entenda o calendário de reabertura do Uruguai:
1º/set – Estrangeiros completamente vacinados com propriedades no país, cônjuges, companheiros e filhos – a comprovação de vacina não é obrigatória para menores de idade
24/ago – Autorização de festas de casamentos e de aniversários com maior aglomeração (como são as tradicionais festas de 15 anos)
1º/nov – Todos os estrangeiros completamente vacinados contra a Covid-19
O ministro da Saúde do Uruguai, Daniel Salinas, disse em sua rede social que a pasta prevê também a volta de festas e reuniões privadas com aglomerações – seguindo protocolos de segurança.
“Acreditamos que logo após o dia 24 de agosto, para eventos com protocolos e cuidados que serão anunciados pelo Ministério da Saúde, voltaram as atividades como festas de casamento ou de 15 anos”, escreveu Salinas.
O presidente também anunciou, como uma exceção, que vai autorizar que a partida do Peñarol contra o Sporting Cristal para a Copa Sul Americana receba torcida.
Cerca de 5 mil torcedores poderão acompanhar o jogo de futebol na próxima quarta-feira (18) se apresentarem comprovante de duas doses com o mínimo de 2 semanas após a última dose.
LEIA TAMBÉM:
Quais são as regras para a entrada de brasileiros na Europa?
EUA planejam abrir suas fronteiras para estrangeiros totalmente vacinados contra Covid
França autoriza entrada de turistas totalmente imunizados contra Covid
Vacinação no Uruguai
Com 3,5 milhões de habitantes, o Uruguai está com 73% da sua população com apenas uma dose da vacina contra a Covid-19, enquanto 65% já estão com o esquema completo.
O Uruguai usa duas vacinas em seu programa de imunização, a da farmacêutica chinesa Sinovac – conhecida no Brasil como a Coronavac – e a americana Pfizer/BioNTech.
O alto índice de vacinação no país é responsável pela forte queda no número de novas infecções, mortes e internações em UTI desde junho.
No sábado (7) o país não registrou nenhuma morte por Covid-19 pela primeira vez no ano. No primeiro semestre, o país chegou a figurar entre os com mais mortes proporcionais à população.
Desde o início da pandemia, o Uruguai acumula mais de 5,9 mil mortes por Covid-19 e 382,6 mil casos confirmados da doença.
VÍDEOS com notícias internacionais
:
Comentar