Notícias

Urna Eletrônica Terá Nova Voz para Eleitores com Deficiência Visual

Nas próximas eleições municipais, os eleitores com deficiência visual contarão com uma inovação significativa: a urna eletrônica terá uma nova voz sintetizada para auxiliá-los durante o processo de votação para prefeito e vereador.
 
A voz, batizada como Letícia, pertence à cantora Sara Bentes, de Volta Redonda (RJ), que nasceu com deficiência visual. Todos os modelos de urna eletrônica utilizados no primeiro turno, marcado para 6 de outubro, e no segundo turno, em 27 de outubro, estarão equipados com essa inovação.
 
Letícia fornecerá instruções básicas, guiará o início do uso da urna pelos eleitores, informará o cargo em votação a cada momento, os números digitados e o nome do candidato escolhido.
 
Ao chegar à seção eleitoral e se identificar, a pessoa com deficiência visual deve comunicar sua condição à equipe de mesários, que habilitará a urna e fornecerá fones de ouvido para uso durante a permanência na cabine eleitoral.
 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca que a voz tem um caráter mais humano, natural e inteligível, o que melhorará a compreensão dos eleitores. Essa inovação é considerada um avanço em comparação com as urnas utilizadas de 2000 a 2018, que comunicavam apenas o cargo em votação e os números das candidaturas, sem informar os nomes dos concorrentes.
 
Essa melhoria na urna eletrônica atende a uma sugestão da Organização Nacional de Cegos do Brasil, feita em outubro de 2022 à Seção de Voto Informatizado do TSE.
 
Vale ressaltar que a urna eletrônica, em quase 30 anos de uso, nunca apresentou falhas ou vulnerabilidades a fraudes. Passou por inúmeros testes públicos de segurança, auditorias e verificações de resultados, garantindo a confiabilidade do processo eleitoral.
 
Fonte: [Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2024-04/comite-ira-monitorar-politicas-contra-violencias-pessoas-lgbtqia)

Tópicos