Estrutura serve para melhorar qualidade de vida da ave que tinha dificuldade para se alimentar. Zoo também acolheu cinco filhotes de lobo-guará que ficaram órfãos. Tucano Pirata ganha prótese em 3D no Zoológico de Brasília
Zoológico de Brasília/Divulgação
Um tucano do Zoológico de Brasília ganhou, na última quinta-feira (25), uma nova prótese para o bico inferior e feita de resina fotossensível em 3D. O animal já havia passado pelo mesmo procedimento em 2016. Passados quatro anos, a ave estava com dificuldade para se alimentar e recebeu um bico “mais moderno e resistente”, explica a equipe.
Zoológico de Brasília cria ‘tour virtual’ a animais durante isolamento social
De acordo com o zoo, a cirurgia do Pirata – como é chamado – durou cerca de duas horas. Participaram do procedimento três médicos veterinários e um engenheiro mecânico, responsável pela impressão da prótese.
“Depois de construir uma prótese considerada perfeita pro Pirata, a equipe de dentistas veterinários entrou em ação”, explicou o Zoo.
Além dos cuidados com o tucano, o Zoológico de Brasília recebeu cinco filhotes de lobo-guará, que viviam em uma região de Cerrado e ficaram órfãos. A espécie é ameaçada de extinção.
A ninhada nasceu no dia 1º de junho e, junto com a mãe, era monitorada por biólogos e veterinários (saiba mais abaixo).
Tucano Pirata ganha prótese de bico e cinco filhotes de lobo-guará, órfãos, são acolhidos no Zoológico de Brasília
Procedimento cirúrgico
Segundo o engenheiro mecânico Thiago Hirano, a colocação da nova prótese no tucano Pirata vai trazer de volta “o bem-estar e a qualidade de vida do animal”.
“Essa prótese foi feita para encaixar perfeitamente, além de ser bem mais leve em relação à anterior”, explica Hirano.
Conforme o Zoológico de Brasília, até chegar na versão final da prótese” houve um longo caminho de estudos, pesquisas técnicas exames”. O objetivo era produzir um bico de melhor qualidade.
Tucano Pirata durante cirurgia no Zoológico de Brasília
Zoológico de Brasília/Divulgação
Filhote de primata ameaçado de extinção nasce no Zoológico de Brasília
Apesar de o procedimento cirúrgico ter sido demorado, de acordo com o médico veterinário Nicolas Costa, a recuperação da ave “foi quase imediata”. Segundo ele, Pirata não teve dificuldade em se adaptar à nova prótese.
“Ele teve uma melhora significativa e conseguiu comer poucos minutos depois do procedimento.”
Filhotes de lobo-guará órfãos
Filhotes de lobo-guará são acolhidos no Zoológico de Brasília
Zoológico de Brasília/Divulgação
O Zoológico de Brasília acolheu, há uma semana, cinco filhotes de lobo-guará. Os animais foram resgatados na Fazenda Trijunção – divisa entre Goiás, Minas Gerais e Bahia – após ficarem órfãos.
A espécie é ameaçada de extinção e os filhotes foram encontrados porque biólogos e veterinários da ONG Onçafari acompanhavam a mãe, com um GPS. Quando ela parou de se movimentar, uma equipe foi ao local e descobriu que Caliandra – como era chamada – estava morta.
A fêmea foi encontrada a cerca de 10 quilômetros de distância da toca onde ficavam os filhotes. De acordo com os veterinários do zoo, eles foram submetidos a exames para diagnosticar possíveis infecções, já que ficaram dois dias sem a presença da mãe. Os cinco são monitorados em tempo integral (veja vídeo acima).
Conforme os técnicos, até aproximadamente um ano de vida, o lobo-guará depende da mãe para se desenvolver plenamente. No zoológico, eles vão receber todos os cuidados e somente quando estiverem independentes serão reintegrados ao Cerrado.
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
Comentar