O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) será agraciado com o Selo de Linguagem Simples, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em reconhecimento às suas iniciativas que visam tornar a comunicação mais clara e acessível. A cerimônia de entrega acontecerá no próximo dia 16 de outubro, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF).
O selo faz parte do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, lançado pelo CNJ em dezembro de 2023. Ao todo, mais de 750 iniciativas de tribunais de todo o país foram inscritas, e 60 foram classificadas. O TJDFT destacou-se com quase 20 iniciativas, sendo uma das 48 instituições que receberão o certificado.
Desde 2021, o TJDFT tem se dedicado à promoção da linguagem simples e do direito visual em suas comunicações, sendo pioneiro no Brasil ao publicar uma normativa sobre o tema. Um exemplo de suas ações é o programa TJDFT+simples, responsável pela criação de guias práticos, modelos de documentos e campanhas de sensibilização para melhorar a comunicação interna e externa.
Entre as ações indicadas está o projeto Expedição 4.0, que reescreveu mais de 90 mandados cíveis em linguagem simples, obtendo o segundo lugar no Prêmio Justiça e Inovação em 2023.
Fonte/Foto: Correio Braziliense
Comentar