A partir de 9 de fevereiro contas do país serão verificadas para que usuários comprovem suas idades. Ainda em investigação, morte estaria ligada a desafio difundido no app. ByteDande é a dona chinesa do TikTok
Dado Ruvic/Reuters
O Tiktok anunciou nesta quarta-feira (3) medidas para impedir que menores de 13 anos utilizem o aplicativo na Itália. A decisão ocorre após a morte de uma menina de 10 anos que estaria ligada a um desafio nas redes sociais no qual os usuários tinham que prender a respiração.
O caso ainda é investigado, mas a autoridade de proteção de dados do país chegou a bloquear o acesso a usuários que ainda não tiveram a idade verificada.
Orkut versus Tiktok: as diferenças e semelhanças nas experiências de duas gerações
TikTok toma medidas de restrições para menores de 18 anos
A idade mínima para o uso do app já de 13 anos, mas o problema está no processo de certificar a veracidade das informações passadas pelos usuários.
Com o acordo com as autoridades, o Tiktok se comprometeu a verificar partir de 9 de fevereiro todas as contas do país, e apenas autorizar o uso daqueles que comprovem ter mais de 13 anos.
Alexandra Evans, chefe de segurança infantil do Tiktok na Europa, disse que a empresa vai também introduzir uma função no aplicativo para permitir que membros denunciem usuários que aparentam ser menores de 13 anos.
Quem for bloqueado por conta da idade poderá recorrer da decisão, disse o aplicativo. A companhia também aceitou avaliar o uso de inteligência artificial para detectar contas de crianças.
Medidas de segurança para menores de 18
Em meados de janeiro, o TikTok alterou suas configurações de privacidade para menores de 18 anos. Uma das mudanças é que as contas de usuários com idade entre 13 e 15 anos passam a ser padronizadas como privadas.
Com essa modificação, apenas quem o usuário aprovar como seguidor pode assistir o seu vídeo. Antes, as contas tinham a configuração padrão como pública, aberta para qualquer usuário acessar.
Veja mais alterações de privacidade padrão no TikTok:
Os comentários em vídeos criados por menores de 16 anos foram restritos. Esses usuários agora podem escolher entre Amigos ou Ninguém para estabelecer quais usuários comentam em sua conta; a configuração de comentário Todos foi removida.
Para usuários de 16 a 17 anos, a configuração padrão de Dueto e de Costurar foi pré-definida para Amigos.
Os downloads só serão permitidos para vídeos criados por usuários com 16 anos ou mais. Outros usuários podem decidir se desejam permitir o download de seus vídeos, embora para usuários de 16 a 17 anos a configuração padrão seja alterada para Desligado, a menos que eles decidam ativá-la.
A definição de “Sugira sua conta para outras pessoas” foi alterada para Desativado por padrão para usuários com idade entre 13 e 15 anos.
Conheça mais sobre o TikTok
TikTok: o aplicativo chinês que conquistou milhões de usuários
Saiba porquê o app incomoda Trump
Conheça o TikTok, o app que incomoda Donald Trump
Assista vídeos de Segurança Digital no G1
Comentar