Tereza Cristina terá que prestar informações ao Senado sobre pecuária no Pantanal thumbnail
Meio Ambiente

Tereza Cristina terá que prestar informações ao Senado sobre pecuária no Pantanal

Comissão aprovou requerimento após ministra da Agricultura defender o ‘boi bombeiro’. Se ela não responder ou se der informações falsas, pode ser processada por crime de responsabilidade. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, terá que prestar informações sobre a pecuária no Pantanal à comissão do Senado que acompanha o enfrentamento aos incêndios no bioma. O colegiado aprovou nesta sexta-feira (30) um requerimento solicitando os esclarecimentos.
Pela Constituição, a Câmara e o Senado podem encaminhar pedidos escritos de informações a ministros de Estado. O prazo para a resposta é de 30 dias. Se o ministro não responder ou prestar informações falsas, poderá ser processado por crime de responsabilidade
A ministra compareceu a uma audiência da comissão no início de outubro. Na ocasião, ela disse que o boi é o “bombeiro do Pantanal” e que, se houvesse mais gado na região, as queimadas e o “desastre” poderiam ter sido menores.
Especialistas comentam fala da ministra da Agricultura sobre “boi bombeiro”
Por que a teoria do ‘boi bombeiro’ no Pantanal, citada pela ministra da Agricultura, é mito
O documento aprovado nesta sexta pede que a ministra forneça dados relativos à evolução do rebanho bovino no Pantanal, de 1991 até 2020, em cinco municípios do Mato Grosso:
Barão de Melgaço;
Cáceres;
Poconé ;
Nossa Senhora do Livramento;
Santo Antônio de Leverger.
O requerimento foi apresentado pelo presidente da comissão, senador Wellington Fagundes (PL-MT). Ele disse que o pedido de informações busca prevenir novos focos de incêndios na região.
“Nesse contexto, com os dados solicitados, pretende-se contribuir com providências para evitar novos focos de incêndios, a limpeza dos locais já atingidos, a proteção das populações diretamente atingidas, da economia, da fauna e da flora e a transparência das atividades coordenadas pela Operação Pantanal”, afirmou o senador no requerimento.
VÍDEOS: veja as últimas notícias de política

Tópicos