As tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros já começam a causar preocupação concreta no setor agropecuário. Segundo avaliação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a medida norte-americana provocará impacto “crítico” ou “alto” em 19 itens do agronegócio nacional.
Os Estados Unidos são o terceiro principal destino das exportações agropecuárias brasileiras, ficando atrás apenas da China e da União Europeia. Com o início da vigência do tarifaço, a expectativa é de forte impacto sobre produtos que têm os EUA como mercado prioritário, especialmente aqueles em que o Brasil não enfrenta concorrência relevante de outros países.
Café verde e suco de laranja estão entre os mais afetados, dada a elevada participação dos Estados Unidos na demanda global desses produtos. Outro item classificado como crítico é a carne bovina industrializada, cuja exportação ao mercado americano tem alto grau de dependência e dificuldade de redirecionamento para outros destinos.
A CNA alerta que os efeitos podem ser duradouros e prejudicar a balança comercial do agronegócio brasileiro, exigindo medidas diplomáticas urgentes para mitigar os danos.
Voz de Brasília
Fonte:Blog do Riella
Foto:foto da web
Comentar