A ministra Maria Elizabeth Rocha foi eleita, nesta quinta-feira (5/12), como a próxima presidente do Superior Tribunal Militar (STM), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na história da instituição. Sua gestão será para o biênio 2025-2027, com posse prevista para março de 2025.
Trajetória da nova presidente
Indicação: Maria Elizabeth Rocha foi indicada ao STM em 2007, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Experiência no STM: Já exerceu o cargo de vice-presidente entre 2013 e 2015 e chegou a ocupar a presidência temporariamente no mesmo período.
Formação: Natural de Belo Horizonte (MG), é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Carreira: Foi procuradora federal, aprovada em concurso público em 1985, antes de ingressar no STM.
STM e sua composição
O Superior Tribunal Militar é formado por 15 ministros, sendo:
5 civis;
10 militares, com cadeiras distribuídas entre o Exército (4 vagas), a Marinha (3 vagas) e a Aeronáutica (3 vagas).
Eleição do vice-presidente
Na mesma sessão, foi eleito como vice-presidente o atual presidente do STM, o ministro Francisco Joseli Parente Camelo, brigadeiro da Aeronáutica.
Maria Elizabeth, que sempre destacou o papel transformador de sua atuação, reforçou seu compromisso com a Justiça Militar e a busca por inovação. “Procuro fazer a diferença”, afirmou em ocasiões anteriores.
Fonte:Correio Braziliense
Foto:Carta Capital
Comentar