Hoje (11), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) publicou o último edital de 2023 do Programa Senai de Gratuidade Regimental. Ao todo, estão abertas 5.189 vagas gratuitas em cursos, sendo 5.099 em qualificação profissional, nas modalidades presencial e a distância, e outras 90 vagas para cursos técnicos, nas modalidades presencial e semipresencial.
As inscrições devem ser feitas pelo site cursos.senaidf.org.br até o dia 11 de dezembro ou enquanto houver vagas, uma vez que há cursos com alta procura e as vagas se esgotam rapidamente.
No site, é preciso escolher o curso desejado, preencher o formulário e anexar cópia frente e verso do RG. Os pré-requisitos variam de acordo com cada formação e estão disponíveis no edital de abertura das vagas e na página de inscrição — no caso dos cursos técnicos, é preciso ter no mínimo 16 anos de idade e ter terminado o Ensino Médio ou estar cursando a 2ª série.
Caso haja quantidade maior de interessados do que o número de vagas disponível, os excedentes serão ordenados em uma lista de espera. É possível se inscrever para mais de um curso, desde que eles sejam em turnos diferentes.
As formações são realizadas por meio do Programa Senai de Gratuidade Regimental e destinadas a pessoas de baixa renda.
Ao se inscrever, o interessado deve ficar atento às modalidades disponíveis para ter o melhor aproveitamento da formação, uma vez que há cursos presenciais, semipresenciais e a distância.
No edital lançado hoje há vagas presenciais, semipresenciais nas escolas do Senai-DF no Gama, em Sobradinho, em Taguatinga, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Na escola Sesi/Senai Brasília, localizada no Setor de Indústrias Gráficas, todas as vagas ofertadas são na modalidade a distância.
No caso da modalidade presencial, as aulas ocorrem na escola do Senai-DF para a qual o aluno se inscreveu e a presença em sala de aula é necessária para a formação.
O interessado em estudar na modalidade semipresencial terá 80% da carga horária do curso em ambiente virtual, mas precisa se planejar para comparecer às aulas presenciais, que totalizam 20% do curso. Já nos cursos a distância, a formação é feita totalmente online, sem nenhuma aula presencial.
Para qualquer uma das modalidades, o aluno deve presença mínima de 75% nas aulas.
Os cursos de qualificação são de curta e média duração e, neste edital, têm de 160 a 670 horas-aula. O objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir a ele uma recolocação profissional. Na conclusão, o Senai-DF concede um certificado.
Já os cursos técnicos têm de 960 a 1.200 horas-aula (de um ano a um ano e meio) e formam profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria. Ao concluir, o estudante recebe um diploma.
As inscrições são feitas pelo site cursos.senaidf.org.br, mas as matrículas ocorrem presencialmente, na escola do Senai-DF escolhida pelo interessado no momento da inscrição.
As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e o Senai-DF entrará em contato por e-mail ou por telefone para convocar os candidatos para confirmação da matrícula, pessoalmente, quando a turma atingir o quantitativo necessário de alunos.
O prazo para comparecer à respectiva escola é de até dois dias úteis após a convocação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal.
Para efetivar a matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF e dos comprovantes de escolaridade e de residência. Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal.
Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.
Fonte: Ascom/Senaiu-DF
Foto: Senai – DF – Victor Hugo Pessoa
Comentar