O segundo grupo de brasileiros e familiares resgatados do Líbano chegou ao Brasil nesta segunda-feira (8). A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 6h58, com 227 passageiros a bordo, incluindo 49 crianças, sendo sete de colo, além de três animais domésticos.
Com a chegada desse grupo, somando-se aos 229 resgatados que desembarcaram no domingo (6), a Operação Raízes do Cedro, organizada pelo Governo Federal, já trouxe de volta ao Brasil 456 pessoas e seis animais domésticos. A prioridade continua sendo dada a mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano.
O processo de repatriação é fruto da articulação entre o Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, e a FAB. A comunidade brasileira no Líbano é estimada em cerca de 20 mil pessoas, sendo que aproximadamente três mil manifestaram interesse em retornar.
De acordo com o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, a expectativa é que 500 pessoas sejam repatriadas por semana. O governo brasileiro mantém o alerta para que os cidadãos sigam as recomendações de segurança e, se possível, deixem o Líbano por conta própria, uma vez que o aeroporto de Beirute ainda opera voos regulares.
A operação foi iniciada após o agravamento do conflito entre Israel e o Hezbollah, e segue um modelo semelhante à Operação Voltando em Paz, que, em outubro de 2023, resgatou mais de 1.500 brasileiros da Faixa de Gaza, Cisjordânia e Israel.
O Ministério da Agricultura e Pecuária também flexibilizou as regras para a entrada de cães e gatos, facilitando o ingresso de pets resgatados com seus tutores, que podem entrar no Brasil sem a necessidade imediata de documentos que seriam exigidos em situações normais.
Fonte: Blog do Riella
Foto: Agência Gov – EBC
Comentar