Saúde Últimas Notícias

Secretaria de Saúde do DF alerta para aumento de picadas de escorpião com a chegada das chuvas.

Com a chegada do período chuvoso no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF) alerta para o aumento no número de acidentes com animais peçonhentos. Até setembro de 2024, foram registrados 2.552 casos de picadas, sendo mais de 85% causados por escorpiões. O escorpião-amarelo, a espécie mais comum e perigosa, é o principal responsável por essas ocorrências, especialmente porque, com a água invadindo bueiros, caixas de energia e esgotos, esses animais buscam refúgio em áreas residenciais.

A SES-DF destaca a importância de manter jardins e quintais limpos para evitar o aparecimento de escorpiões e outros animais peçonhentos. O uso de luvas e botas ao mexer com entulhos também é recomendado.

Entre janeiro e setembro de 2024, o DF registrou 2,1 mil casos de picadas de escorpião, número levemente inferior ao mesmo período de 2023, que contabilizou 2,2 mil. Para tratar as picadas, os hospitais de referência incluem o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) e dez hospitais regionais, como os de Ceilândia, Taguatinga, Gama e Sobradinho.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica do DF (CIATox-DF) também atua no tratamento e prevenção de emergências toxicológicas, registrando 484 atendimentos em 2024, 91 deles envolvendo escorpiões.

Em caso de picada, a médica Andrea Amora orienta que o paciente procure atendimento médico imediatamente. Não é necessário capturar o escorpião, mas informações sobre suas características são úteis. É importante lavar a área com água e sabão e evitar a aplicação de substâncias caseiras como pó de café ou álcool. Crianças picadas devem ser levadas ao hospital o mais rápido possível, e o uso de soro antiveneno, quando necessário, é mais eficaz nas primeiras 48 a 72 horas.

Além de escorpiões, as chuvas também favorecem o aparecimento de lacraias e lagartas venenosas, e a presença de baratas e ratos pode atrair aranhas e cobras, reforçando a necessidade de inspeção em sapatos, roupas e roupas de cama.

Telefones do CIATox-DF:

0800 644 6774
0800 722 6001
(61) 9 9288-9358

Fonte:Blog do Riella
foto:Metrópoles

Tópicos