Atendimento telefônico é gratuito, funciona 24 horas e envia socorro imediato. Casos de violência contra mulher cresceram em 2022 na comparação com 2021, mostram dados do Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública. Chamadas para telefones de emergência não completam em Campo Mourão
Wesley Bischoff/g1
Nas áreas rurais, as mulheres que sofrem violência doméstica precisam enfrentar isolamento e longas distâncias para conseguir atendimento médico e denunciar.
No geral, no campo e na cidade, os casos de violência contra mulher cresceram em 2022 na comparação com 2021. Apenas os casos de feminicídio subiram 16,9%, as tentativas 9,3%, segundo dados do Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública.
‘Quero deixar um recado para as mulheres rurais não se calarem’: conheça três mulheres do campo que enfrentaram violência doméstica
Brasil teve mais de 30 mil denúncias de mulheres vítimas de violência doméstica no campo em 2022
Além dos casos mais extremos, existem diversos tipos de violência: psicológica, financeira, sexual, moral e patrimonial (veja abaixo).
Saiba a seguir, como denunciar casos de violência doméstica:
➤ Emergência: ligue 190 para falar com a Polícia Militar
O atendimento telefônico é gratuito e imediato. A central 190 funciona 24 horas.
➤ Ligue 180: Central de Atendimento à Mulher
Outro meio para denunciar os crimes de violência doméstica é ligar para o 180, a Central de Atendimento à Mulher, do governo federal.
O serviço registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes e fornece informações sobre os direitos das mulheres, bem como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso, como as Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam).
Procure uma Delegacia Especializada da Mulher – DDM próximo à sua casa, ou Delegacia de Polícia fora do horário comercial.
A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O contato pode ser feito pelas formas a seguir.
Telefone fixo ou celular: discar 180;
WhatsApp: mandar mensagem para (61) 99656-5008;
Telegram: digitar “Direitoshumanosbrasilbot” na busca do aplicativo;
Está em outro país? Veja lista aqui.
Tipos de violência doméstica
Violência doméstica no campo: a saga de mulheres para denunciar agressões no meio rural
Créditos do especial violência doméstica no campo
Coordenação editorial: Luciana de Oliveira
Reportagem: Paula Salati e Vivian Souza
Coordenação de arte: Guilherme Gomes
Direção de arte e ilustrações: Luisa Rivas e Veronica Medeiros
Roteiro do vídeo: Paula Paiva
Edição do vídeo: Marih Oliveira
Comentar