Planta precisa ser regada de forma abundante, de duas a três vezes por semana. Ela também precisa de claridade e de adubo para dar novas flores. Saiba como cuidar das orquídeas mesmo enquanto não florescem
As orquídeas dendrobium florescem a cada 9 a 12 meses. Mas, enquanto as flores não nascem, é preciso cuidar da planta do mesmo jeito. É necessário regar a orquídea de forma abundante, pelo menos duas a três por semana.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
“O solo tem que estar sempre molhadinho, mas nunca com água acumulada, não pode ficar encharcado”, diz o agricultor Tommy Van Noije, que produz flores em Holambra (SP). Por isso é bom que o vaso tenha furinhos embaixo.
Além de água na medida certa, as orquídeas também precisam de outros cuidados:
não podem ficar em ambiente escuro;
podem ter luz direta do sol até as 10h;
devem ser adubadas a cada 15 dias, de acordo com as instruções do fabricante. Noije recomenda os de formulação NPK 10-10-10 (nitrogênio-fósforo-potássio)
Se nada disso resolver, é indicado verificar as raízes da planta. O ideal é que estejam brancas ou verdes. Se estiverem marrons ou “escapando” do substrato (do vaso), é porque estão morrendo.
É o caso de retirar a orquídea do recipiente, tirar as raízes envelhecidas e replantá-la. Lembre-se de que o vaso precisa ser proporcional às raízes: sempre maior, nunca menor. Coloque um substrato novo, que pode ser de fibra de coco ou casca de pinus, e deixe bem apertado no vaso.
O sinal de que a orquídea está bem cuidada e prestes a florescer é o nascimento do broto.
Saiba mais no vídeo acima.
Veja mais vídeos do Globo Rural
Comentar