Atletas russos e belorrussos foram excluídos dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim ( China) devido à invasão da Ucrânia, anunciou o Comitê Paralímpico Internacional hoje (3).
O anúncio reverte a decisão do dia anterior, que permitia aos atletas competir nos Jogos, com início amanhã (4), mas sob bandeira neutra e sem figurar no quadro de medalhas.
O Comitê Paralímpico Internacional explicou a decisão afirmando que muitos comitês de países, equipes e atletas participantes ameaçaram não competir se permitisse a presença de russos e belorrussos, o que “comprometeu a viabilidade” do evento.
“Para preservar a integridade destes Jogos e a segurança de todos os participantes, decidimos recusar a participação de atletas da Rússia e de Belarus”, anunciou o Comitê Paralímpico Internacional em comunicado.
“Garantir a segurança dos atletas é algo de extrema importância para nós, e a situação nas vilas olímpicas estava se agravando e se tornou insustentável”, disse a nota oficial.
O presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, havia justificado inicialmente a decisão de autorizar a presença de atletas russos e belorrussos afirmando que os estatutos não permitiam que fossem vetados antes de uma assembleia geral marcada para este ano.
Fonte: R7/AFP
Comentar