O grupo de trabalho da reforma tributária na Câmara dos Deputados apresentou seu parecer detalhando o funcionamento de dois novos impostos: o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e o CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Esses impostos formarão o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), substituindo cinco tributos atuais.
O texto, que pode ser votado na próxima semana, propõe uma alíquota média de 26,5% para o IVA, gerando incertezas em diversos setores econômicos. O segundo projeto, que trata do comitê gestor da reforma, será votado em agosto.
#ReformaTributária #NovosImpostos #EconomiaBrasil
A proposta da reforma tributária é vista como uma das mais importantes mudanças econômicas recentes, destinada a simplificar e unificar o sistema tributário brasileiro. No entanto, a alíquota média de 26,5% tem gerado preocupações entre empresários e economistas, que temem um aumento na carga tributária. O debate sobre as alíquotas específicas para diferentes setores continua intenso, com forte ação de lobby no Congresso (GP1) (Gente | Uma conexão Globo).
Comentar