Ideia era ter alternativa para o tempo frio, mas o produto fez sucesso com clientes e ganhou até quiosque. Rede lança bolo no pote para aumentar faturamento de franqueados
Atenção empresários que lidam com produtos sazonais: o que parece um problema pode virar a solução do negócio. Uma franquia de São Paulo de bolos caseiros criou uma sobremesa gelada para as épocas mais quentes do ano e acabou criando uma nova franquia só para vender o bolo no pote, que seria temporário.
Escolher um lugar movimentado é um passo importante para se dar bem no comércio. Karina e Willian Kasa abriram quatro franquias de loja de bolo, todas em pontos de rua. Agora, foram testar a receita em shopping.
“Em dezembro, a gente inaugurou. Desde lá, a gente vem percebendo um aumento de vendas de 15% a cada mês e isso nos empolgou pra abrir um segundo quiosque”, conta Karina.
O dono da marca, o franqueador Rafael Ramos, criou um novo produto a partir do bolo caseiro. O objetivo foi dar uma alternativa de faturamento aos franqueados: “No frio, as vendas aumentam e no calor, tendem a diminuir. Então pensamos: o que podemos fazer pra equilibrar e, no calor, os clientes continuassem a consumir e tivessem algumas alternativas diferentes?”.
Os bolos de 1kg deram, então, lugar aos de 250 gramas, vendidos no pote. Eles têm mais recheio e cobertura – e são servidos gelados. O sucesso foi imediato e o que era uma solução pra driblar a sazonalidade acabou virando oportunidade de negócio.
“Foi bem bacana a aceitação do público que já era nosso cliente, mas também houve um movimento interessante de trazer um público diferente, mais jovem, pessoal das escolas queriam uma sobremesa logo após a aula. Então gerou uma nova linha de clientes para a franquia também”, conta Willian Kasa.
O franqueador percebeu que o bolinho poderia ficar mais importante nessa história e criou um quiosque só para vender bolo no pote. “Hoje, o modelo de quiosque é pensado pro nosso franqueado. Foi uma alternativa que a franqueadora pensou pra agregar um negócio novo pro nosso franqueado. Ele já tem um espaço, já tem toda a linha de produção lá. Já tem os colaboradores. Então, ele aproveita esse espaço e produz pra fornecer pro seu próprio quiosque”, explica Rafael.
Em menos de um ano, a marca já vendeu 15 quiosques. Outros nove estão em implantação. O valor do investimento é de R$ 99 mil.
O modelo é enxuto e funciona em lugares com grande circulação de pessoas, como estações de metrô. O negócio deu tão certo que Karina e Willian já estão abrindo o terceiro quiosque, além das quatro lojas de rua que já tinham.
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