Quase metade dos concurseiros do país quer morar em Brasília, diz pesquisa thumbnail
Economia

Quase metade dos concurseiros do país quer morar em Brasília, diz pesquisa

Estudo mostra que 46,4% dos estudantes pretendem prestar provas e se mudar para capital federal. Qualidade de vida e ‘sensação de segurança’ estão entre pontos destacados pelos entrevistados. Pessoas se preparam para concurso, em imagem de arquivo
Fabiana Figueiredo/G1
Perto de completar 61 anos, Brasília – além de capital do país – é conhecida como a capital dos concursos e continua sendo destino para aqueles que apostam em uma carreira no funcionalismo público. Uma pesquisa feita por uma empresa que trabalha com cursos educacionais, mostra que 46,4% dos concurseiros do país pretendem prestar provas e morar no Distrito Federal .
Ministério Público do DF divulga edital de concurso para promotor adjunto; salário é de R$ 32 mil
Governo do DF autoriza realização de concursos para 14 carreiras públicas
O estudo foi feito entre os dias 13 e 14 de abril, perto do aniversário da cidade, comemorado na próxima quarta-feira (21). Foram entrevistadas 2.716 pessoas que se preparam para concursos no país e Brasília, de acordo com 68% dos entrevistados, é o destino escolhido pela “boa remuneração”.
Além disso, 60% do público que respondeu a pesquisa considera o Distrito Federal como um local de estabilidade profissional. Os entrevistados também destacaram a “sensação de segurança” e a qualidade de vida como atrativos.
Veja os outros pontos citados na pesquisa:
34% dos entrevistados veem na capital uma alta qualidade de vida ;
17% dos entrevistados afirmam que o planejamento e organização da cidade é um atrativo;
17% observam Brasília com uma alta sensação de segurança;
14% consideram que a capital é um bom ambiente para criar raízes;
10% analisam o sistema de educação da cidade como um diferencial;
8% apontam a economia, o sistema de saúde e a mistura de culturas como fatores importantes.
A residente jurídica Adda Duarte, de 25 anos, está entre os concurseiros brasileiros que sonham em trabalhar em Brasília. Há dois anos, ela se prepara para as provas de ingresso no funcionalismo público e aguarda a chance de deixar o Ceará para vir ao Distrito Federal.
Adda Duarte mora no Cerá e fará o concurso da Polícia Civil do DF
Arquivo pessoal
Adda está inscrita para fazer o concurso de escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal, porém, a avaliação está suspensa devido à pandemia de Covid-19. “Estamos aguardando, mas ainda não há data”, comentou.
Polícia Civil do DF suspende mais uma vez aplicação de provas dos concursos para escrivão e agente
A estudante diz que a decisão de se mudar para a capital do país já está tomada, basta conseguir aprovação no concurso. “Não tenho família em Brasília, mas um amigo próximo já morou na cidade. O que ele me disse é que a remuneração é boa e há qualidade de vida”, diz ela.
Perfil
Caderno sendo foleado, em imagens de arquivo
Giphy
A pesquisa foi realizada pela empresa Gran Cursos Online. Dos entrevistados, 56,8% são mulheres, 42,6% homens e 0,6% se identificaram como outro gênero.
Ao todo, 66% são solteiros e 65% não têm filhos. Mais da metade (54%) trabalham e estudam, e 69,6% já têm cargo público.
VÍDEOS: veja mais sobre Concursos e Emprego
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Tópicos