Meio Ambiente Política Últimas Notícias

PRF alcança registros no combate ao garimpo ilegal e crimes ambientais na Amazônia Legal.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou avanços históricos no combate aos crimes ambientais na Amazônia Legal. A atuação da PRF faz parte da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Munduruku, no Pará, coordenada pelo Governo Federal. A operação busca remover invasores, combater o garimpo ilegal e proteger os direitos dos povos indígenas e o meio ambiente da região.

A desintrusão, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tem como objetivo garantir que a Terra Indígena Munduruku permaneça exclusivamente com seus povos originários, preservando sua cultura e protegendo a fauna, a flora e os recursos hídricos locais. Desde o início da ação, em 9 de novembro, foram realizadas mais de 300 operações, resultando na destruição de equipamentos e acampamentos ilegais, bem como na apreensão de veículos e combustíveis utilizados em atividades criminosas.

Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas)
A atuação da PRF também está inserida no Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), iniciativa lançada em 2023 pelo Governo Federal para intensificar o combate ao crime organizado e aos crimes ambientais nos novos estados da Amazônia Legal. Sob cooperação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o plano reforça a presença do poder público na região e amplia a fiscalização e repressão às atividades ilegais.

De janeiro a 13 de dezembro de 2024, a PRF registrou 2.130 ocorrências de crimes ambientais, que resultaram em apreensões significativas:

43 quilos de ouro , avaliados em mais de R$ 22 milhões;
3.800 toneladas de minerais , especialmente cassiterita;
29 mil m³ de madeira ilegal ;
552 animais silvestres resgatados .
Além disso, 24.361 pessoas e 23.509 veículos foram fiscalizados. O trabalho também resultou na inutilização de equipamentos como balsas, tratores, caminhões e aeronaves, causando grandes prejuízos ao crime organizado.

Registros na Fiscalização
Com 14 meses de atuação no Plano Amas, a PRF alcançou recordes em 2024, com um aumento de 148% nas ações de fiscalização, 115% no número de pessoas abordadas e 88% no registro de crimes ambientais em comparação ao ano anterior.

Esses resultados evidenciam o impacto das operações no combate ao garimpo ilegal e na proteção dos naturais da Amazônia, além de reforçar os recursos o compromisso do governo em preservar o meio ambiente e garantir a soberania na região.

Fonte:agência gov
Foto:Portal Gov.br

Tópicos