Previsão é de calor extremo em parte do Brasil no fim de semana: 'inverno já acabou', comenta meteorologista thumbnail
Meio Ambiente

Previsão é de calor extremo em parte do Brasil no fim de semana: 'inverno já acabou', comenta meteorologista

Estação oficialmente só termina às 10h31 do dia 22 de setembro. Mas temperaturas acima da média já são realidade em diversos estados. Previsão de calor intenso para os próximos dias
O fim de semana deve ser de calor na maior parte das praias do Brasil, de acordo com os meteorologistas. A previsão inclusive é de calor extremo para São Paulo (confira no vídeo acima). O fim de semana quente na maior parte do Brasil dá continuidade à sequência de dias quentes, com temperaturas acima de média para o inverno. Apesar de a estação só terminar oficialmente às 10h31 do dia 22 de setembro, já há quem diga que ela terminou.
PREVISÃO DO TEMPO: confira a situação na sua cidade
“Do ponto de vista da meteorologia, o inverno já acabou. Nós já estamos na primavera. Então, daqui pra frente, até podem acontecer curtíssimos episódios de frio, mas ondas de frio grandes, como a gente observou duas vezes nesse inverno e ainda formam poucas, dificilmente”, disse ao Jornal Hoje o meteorologista César Soares (veja vídeo abaixo).
Inverno de 2020 é marcado por dias quentes e secos
Veja destaques da previsão para o fim de semana:
Onda de calor
Em São Paulo, de acordo com a Climatempo, os termômetros podem chegar quase aos 40°C em pontos do Oeste e Norte do estado de São Paulo. Na capital, o calor permanece e deve chegar a 35ºC no sábado. No litoral, após dias de temperaturas amenas e nebulosidade, o sol voltar a predominar. Em Santos, a temperatura pode chegar aos 35ºC.
O Inmet emitiu um alerta de “onda de calor” para parte do estado de São Paulo, citando temperaturas 5ºC mais altas que a média da estação. O aviso foi emitido na quinta (10) e pode valer por até 5 dias.
No Rio de Janeiro, a capital deve ter registrar quase 40°C no sábado (12). O sábado ainda será de mar calmo, mas no domingo deve subir e as ondas podem chegar a 1,5 metro na capital e 2 metros na região dos Lagos e o norte Fluminense.
Chuva no Rio Grande do Sul
A chegada de uma frente fria é um dos fatores que ajuda na formação de temporais no Rio Grande do Sul no sábado (12). Já no Paraná e na maioria das áreas de Santa Catarina, ainda haverá predomínio de uma massa de ar seco que mantém o tempo firme e o calor no sábado e no domingo.
Nas demais áreas do país, incluindo o Centro-Oeste, Nordeste e parte do Norte o sábado e o domingo serão de sol e calor, e com baixa umidade no ar.
A previsão é que o tempo só sofra alterações significativas com a chegadas de duas frentes frias, uma no dia 23 e outra no dia 28 do mês.

Tópicos