Em videochamada com o secretário de Agricultura do governo Biden, Tom Vilsack, a ministra Tereza Cristina debateu a cooperação entre os dois países no setor agrícola. Ministra Tereza Cristina se reúne com secretário da Agricultura dos Estados Unidos.
Divulgação / MAPA
Preocupações com o meio ambiente não devem se transformar em barreiras ao comércio, disse a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ao secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, em reunião virtual nesta terça-feira (6).
O encontro teve como objetivo discutir a cooperação entre os dois países na área agrícola.
“A existência de um comércio livre e desimpedido é, na minha visão, um importante elemento para o fortalecimento de uma agricultura sustentável”, disse a ministra.
Analistas ouvidos pelo G1 após a posse de Joe Biden na presidência dos EUA entendem que, no novo governo, o agronegócio brasileiro pode sofrer uma pressão maior para reforçar medidas de combate ao desmatamento.
Entenda como o governo Biden pode impactar o agronegócio brasileiro
Sustentabilidade foi um dos temas abordados no encontro desta terça. Segundo o ministério, Tereza Cristina ressaltou a importância dos EUA, Brasil, Canadá, Argentina e México, que compõem o AG-5 (grupo dos cinco países americanos que têm participação no G20) debaterem questões baseadas na ciência para desmistificar dúvidas ligadas à agricultura mundial.
O secretário norte-americano informou que os Estados Unidos estão prontos para assumir compromissos ambientais conforme o Acordo de Paris.
De acordo com Vilsack, o presidente Joe Biden preparou uma proposta de infraestrutura que tem como base investimentos de energia limpa, que será negociada no Congresso do país.
VÍDEOS: tudo sobre agronegócios
Comentar