Prêmio Profissionais do Ano se reinventa em meio à pandemia thumbnail
Economia

Prêmio Profissionais do Ano se reinventa em meio à pandemia

Categorias e formato da entrega dos prêmios foram modificados para acompanhar as mudanças no mercado publicitário e a realidade em meio à Covid-19. Novo formato, novas categorias, mais destaque para os talentos vencedores: o Prêmio Profissionais do Ano, que desde 1978 premia os maiores talentos do mercado publicitário, se reinventou este ano.
Prêmio Profissionais do Ano se reformula em ano de pandemia
Divulgação
A renovação já estava nos planos da Globo, organizadora do evento – mas foi acelerada pela pandemia da Covid-19, que exigiu adaptações em tempo recorde. As categorias, que eram três, passaram a cinco, e receberam mudanças para refletir melhor o momento e as possibilidades do mercado (conheça as categorias ao final da reportagem). E, pela primeira vez, a etapa do júri e a premiação serão feitos remotamente.
“Reformular o prêmio era necessário para acompanhar a evolução do mercado e mantê-lo tão importante como sempre foi para os profissionais. Um processo que, assim como muitos outros que temos acompanhado, ganhou força com a pandemia”, comenta Eduardo Schaeffer, diretor de Negócios Integrados em Publicidade.
Conheça no vídeo abaixo os vencedores da edição do ano passado:
Conheça os vencedores do prêmio Profissionais do Ano de 2019
‘Esquenta’
A edição de 2020 também vai trazer novidades para o público: diversos canais Globo vão entrar no clima da premiação.
A programação vai começar pelo Saia Justa, no GNT, que vai falar sobre a criatividade como arma para diminuir a desigualdade entre os gêneros, no dia 30 de setembro. No dia seguinte, será a vez do Multishow, que fará uma edição especial do programa Reclame sobre o Prêmio Profissionais do Ano.
Em em 2 de outubro, o humorista Marcelo Adnet vai entrar no universo das campanhas históricas e dos jingles que marcaram a vida dos brasileiros no Sinta-se em Casa, do Globoplay.
Todo o conteúdo exibido nos canais Globo ficará disponível também no Globoplay.
Premiação do Profissionais do Ano de 2019
Divulgação
Premiação remota
Por conta da pandemia, este ano não haverá premiação presencial. Mas a distância não desanimou os competidores: o prêmio recebeu este ano 32% mais inscrições do que no ano passado.
Os finalistas serão divulgados no dia 22 de setembro, em primeira mão, no Instagram @negociosglobo, e estarão disponíveis no site do prêmio (https://profissionaisdoano.redeglobo.com.br/). A escolha será feita por um júri composto por 70 profissionais da área com diversos perfis criativos.
Destaque para os vencedores
Os talentos também vão ganhar destaque na programação. No dia 3 de outubro, os vencedores serão anunciados por etapas nos intervalos da programação da TV Globo.
Os premiados serão conhecidos nos intervalos do É de Casa, do Caldeirão do Huck, do Jornal Hoje, da primeira edição dos jornalísticos regionais e, por fim, do Jornal Nacional. Também será possível ver e rever no Globoplay a divulgação dos vencedores exibida na TV.
Novas categorias
As três categorias (Campanha, Institucional e Mercado) deram lugar a cinco novas:
Filme: substitui a categoria Mercado e contempla peças únicas de veiculação nacional na TV aberta e por assinatura. Na classe Nacional, tem as subcategorias Formatos Curtos (com duração de até 29 segundos) e 30 (com duração de 30 ou mais segundos).
Campanha: conjunto de comerciais de um produto, serviço ou ideia. São de um mesmo anunciante e têm tema e elementos em comum.
Integrada: campanha que combine a veiculação na TV (aberta ou por assinatura) com plataformas digitais da Globo, com diferenças entre as peças veiculadas de acordo com as características dos meios.
Ações em conteúdo: projetos que tenham usado as soluções de branded content (conteúdo de marca) dos canais aberto e por assinatura da Globo. A categoria avalia somente ações realizadas no conteúdo, sem relação com o intervalo comercial.
Ninguém quarentena a sua criatividade: filme ou campanha relacionado diretamente à crise do coronavírus. Podem ser peças com fins comerciais ou de cunho social.

Tópicos