Veja quem ganhou o prêmio neste ano e assista às campanhas e comerciais vencedores. Neste sábado (3), durante o intervalo comercial da programação da TV Globo, foram revelados os grandes vencedores do Prêmio Profissionais do Ano 2020. Há mais de 40 anos reconhecendo os talentos do mercado publicitário brasileiro, o prêmio foi um pouco diferente neste ano por causa da pandemia de Covid-19. A Globo serviu de palco para a premiação, dando lugar às festas que aconteceram nos anos anteriores.
Veja a lista com os vencedores nas categorias nacionais:
Ações em Conteúdo
‘Camisa-cupom’, da Suno United Creators para iFood, venceu a categoria ações em conteúdo
Reprodução
A categoria foi criada nesta edição e selecionou projetos que usaram as soluções de branded content (conteúdo de marca), sem relação com o intervalo comercial, dos canais aberto e por assinatura da Globo. A vencedora foi a ação “Camisa-cupom”, da Suno United Creators para iFood. A ação aconteceu durante um jogo da semifinal da Copa Libertadores da América. O aplicativo iFood dava para os usuários o desconto correspondente ao número da camisa do primeiro jogador que fizesse gol. “A gente criou um jogo dentro do próprio jogo em tempo real, com a participação do Galvão Bueno, do jornalismo esportivo e dos jogadores da partida. Como o camisa 27 marcou o gol, os torcedores de todos os times e até quem nem liga pra futebol comemoraram para ganhar R$ 27 de desconto na comida”, conta André Kirkelis, diretor criativo da campanha. Clique aqui para assistir.
Integrada
‘Valorize seu talento’, da WMcCann para o Banco do Brasil, ganhou a categoria Integrada
Reprodução
Mais uma categoria que estreou neste ano, a Integrada olha para campanhas que combinem a veiculação na TV aberta ou por assinatura com plataformas digitais da Globo, com diferenças entre as peças de acordo com o meio. Quem venceu foi a campanha “Valorize seu talento”, da WMcCann para o Banco do Brasil. A ação incentivava as pessoas a subirem vídeos na plataforma do banco ensinando alguma coisa. O vencedor recebia dinheiro para pagar suas dívidas em retribuição ao compartilhamento de conhecimento. “Uma das nossas grandes conquistas foi transformar a criatividade do brasileiro em dinheiro. Quem fazia o vídeo pagava as suas dívidas, e quem assistia aprendia algo novo. É a criatividade que faz acontecer”, explica Hugo Rodrigues, chairman e CEO da WMcCann. Clique aqui para assistir.
Filmes, formatos curtos
‘Fresh Rhino’, da Wieden Kennedy para a Sprite, ganhou a categoria filmes curtos
Reprodução
Neste ano, a categoria substitui a antiga Mercado e contempla peças únicas de veiculação nacional na TV aberta e por assinatura. O vencedor foi “Fresh Rhino”, da Wieden Kennedy para a Sprite. O filme de 15 segundos mostra um hipopótamo de tanga e cocar sambando em uma praia. “Apesar de ser com um hipopótamo, o comercial tem uma leveza, uma irreverência, você se refresca só de assistir. Não dá para ficar indiferente a ele”, diz Renato Simões, sócio e diretor-executivo da Wieden Kennedy.
Ninguém Quarentena a sua Criatividade
‘Bonito Assim’, da Heads para a 51, ganhou a categoria quarentena
Reprodução
A categoria foi criada especialmente para o momento atual da pandemia do novo coronavírus. Ela contempla filme ou campanha diretamente relacionado à crise de Covid-19. O ganhador foi o comercial “Bonito Assim”, da Heads para a 51, da Companhia Müller de Bebidas. “O bom humor fez a gente ser reconhecido. Na época, a gente estava passando por um momento difícil e assustador, mais ainda do que hoje. A gente quis fazer um filme que desse esperança, que elevasse o astral das pessoas que estavam em casa”, conta Pedro Guerra, diretor de criação da Heads. Clique aqui para assistir.
Campanha
‘Só tem lá’, da Talent Marcel para os postos Ipiranga, venceu a categoria Campanha
Reprodução
A categoria reúne um conjunto de comerciais de um produto, serviço ou ideia, com um tema em comum. Quem ganhou na edição de 2020 foi “Só tem lá”, da Talent Marcel para os postos Ipiranga. A campanha traz uma nova assinatura para a marca, depois do famoso bordão “Só tem lá”. “Tem 10 anos que essa campanha é finalista do Profissionais do Ano e ganhou duas vezes. É uma campanha que cria uma relação de olho no olho com os brasileiros. É uma marca amiga, divertida, que se comunica do mesmo jeito que as pessoas se comunicam”, diz João Livi, CEO e CCO da Talent Marcel. Clique aqui para assistir.
Filmes, no formato 30
‘Vida’, da AlmapBBDO para a Volkswagen, ganhou a categoria filme
Reprodução
A categoria reúne peças únicas de veiculação nacional com duração de 30 ou mais segundos. Quem levou o prêmio foi “Vida”, da AlmapBBDO para a Volkswagen. O filme acompanha os momentos mais marcantes da vida de uma mulher com diferentes carros da marca. Já adulta, ela está dirigindo depois de um dia cansativo quando quase pega no sono. O “sensor de fadiga” do carro é acionado, evitando um acidente. “Esse filme surpreende na história e na mensagem que passa. A gente fala de tecnologia de um jeito muito humano e pertinente para as pessoas. Quem dirige consegue se relacionar com a situação da história”, explica Rodrigo Resende, diretor criativo da AlmapBBDO. Clique aqui para assistir.
Você pode assistir ao anúncio dos vencedores e todas as campanhas premiadas no Globoplay.
Comentar