Em sua nova estratégia de comunicação, Governo Lula está muito preocupado com a alimentação do povo brasileiro, fator de desgaste para a atual administração.
Depois da primeira reuniu ministerial do ano, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que o Governo Federal tomará medidas para reduzir o preço dos alimentos no Brasil. Pretende adotar ações sugeridas pelas redes de supermercados.
Essa declaração gerou incerteza no mercado, levando à divulgação de esclarecimentos para negar qualquer forma de tabelamento.
“A Casa Civil informa que não está em discussão intervenção de forma artificial para reduzir o preço dos alimentos. O Governo irá discutir com os ministérios e produtores de alimentos as medidas que poderão ser implementadas”, afirmou o ministro.
Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o preço dos alimentos ficou 8,23% mais caro em 2024.
Governo estuda o impacto da exportação de alimentos na inflação. E reconhece que o aumento do poder aquisitivo da população amplia o consumo e leva ao aumento dos preços. Esses e outros fatores são analisados.
Ruy Costa, que passou a falar pelo Governo, disse esperar que, com a safra de 2025, vários alimentos fiquem mais baratos. Passa a ser a maior preocupação do Palácio do Planalto, de olho em 2026.
Fonte: Blog do Riella
Foto: Portal Gov.br
Comentar