Formações rochosas formam piscinas na beira-mar e fazem do mergulho no oceano um momento de paz, sem os barulhos e a agitação dos grandes balneários. Japaratinga: praias desertas são boa opção no litoral de Alagoas
É praticamente sinal de sorte cruzar com outro turista nas praias. No mar, águas quentes, calmas e transparentes. Na areia, nada de espreguiçadeiras, quiosques agitados, vendedores e som alto.
O Descubra o Brasil foi conhecer as praias do ‘lado B’ de Alagoas. Em Japaratinga, no litoral norte, o clima de vila de pescadores que deu origem à cidade se mantém em determinadas praias perfeitas para relaxar.
Fora do circuito das praias mais badaladas, as de Japaratinga tem infraestrutura regular, mas se destacam pelo crime pacato.
Em Barreiras de Boqueirão, formações rochosas formam piscinas na beira-mar. Em Bitingui, o fim de tarde deixa a água mais morna. Em Salgado, o clima pacato já rendeu até cenário para as gravações do filme “Deus é Brasileiro”, de Cacá Diegues.
No vídeo acima, é possível entender por que as praias do ‘lado B’ alagoano preservam um charme diferente para quem gosta desses balneários ainda pouco explorados.
Óleo
Manchas de óleo no litoral atingiram o Nordeste a partir do final de agosto de 2019. A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O município de Japaratinga, um dos 13 afetados pelas manchas de óleo em Alagoas, decretou situação de emergência.
O governo federal diz que possíveis restrições de banho ficam a cargo dos governos estaduais e municipais. O governo de Alagoas disse que as praias estão aptas para banho, “não apresentando nenhuma constatação de contaminação em decorrência do derramamento de óleo”.
A recomendação para os turistas é checar a situação com as secretarias estaduais de Meio Ambiente antes de entrar no mar. Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente diz que o banho em praias deve ser evitado em caso de “presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos”.
Especialistas ouvidos pelo G1 lembram que compostos do petróleo podem ser perigosos para a saúde a longo prazo. Os danos, no entanto, dependem do tempo de exposição e do contato direto com o petróleo cru.
Roberta Jaworski/G1
Apesar das formações rochosas, as áreas para banho em Barreiras do Boqueirão são agradáveis e sem riscos
Celso Tavares/G1
Em Barreiras do Boqueirão, estruturas rochosas “quebram” a onda e formam piscinas na beira-mar
Celso Tavares/G1
Com clima deserto, Barreiras do Boqueirão proporciona banho de mar calmo, quente e com águas translúcidas
Celso Tavares/G1
Praia do Salgado: deserta, foi cenário do filme “Deus é Brasileiro”, de Cacá Diegues
Celso Tavares/G1
Na Praia do Salgado o turista praticamente curte a praia sozinho, sem quiosques e badalação
Celso Tavares/G1
Praia de Bitingui: dá para contar no dedo das mãos o número de turistas por lá. Clima é deserto e mar é quentinho
Celso Tavares/G1
Pôr do sol em Bitingui: temperatura da água esquenta a medida que a noite vai chegando
Celso Tavares/G1
Comentar