Em 2023, ao assumir o Governo Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu como prioridade erradicar a fome e a miséria que afetam cerca de 33 milhões de brasileiros. Para enfrentar esse desafio, foi lançado o Plano Brasil Sem Fome, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Completando um ano, o plano mobiliza 24 ministérios e inclui 80 ações e mais de 100 metas, com o objetivo de retirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU.
Em entrevista ao Fala MDS, Valéria Burity, Secretária de Combate à Pobreza e à Fome, destacou a importância do plano. “O Brasil Sem Fome visa retomar e criar estratégias para enfrentar a fome, especialmente nas grandes cidades, garantindo segurança alimentar”, explicou.
O plano é estruturado em três eixos principais: acesso à renda e redução da pobreza; alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo; e mobilização contra a fome. Além de aspirar a erradicar a fome até 2030, o Plano tem metas anuais para reduzir a pobreza e a insegurança alimentar grave.
Fonte/Foto: Agência Gov – EBC
Comentar