Destaque Economia Últimas Notícias

PIB CRESCE 7,7% NO TERCEIRO TRIMESTRE

PIB CRESCE 7,7% NO TERCEIRO TRIMESTRE

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, cresceu 7,7% no terceiro trimestre, em relação ao segundo semestre.
Há expectativa agora sobre o desempenho no quarto trimestre, importante para que o Brasil atinja a meta prevista, com possível queda do PIB na faixa de 4,5% em 2020.

Segundo o IBGE, que divulgou os números das Contas Trimestrais, esta é a maior variação desde o início da série, em 1996, mas ainda insuficiente para recuperar as perdas provocadas pela pandemia.
O resultado indicou que a economia do país se encontra no mesmo patamar de 2017, com uma perda acumulada de 5% de janeiro a setembro em relação ao mesmo período de 2019.

Na comparação com o mesmo trimestre de 2019, o PIB, apresentou recuo de 3,9% e, em valores correntes, chegou a R$ 1,891 trilhão.

INDÚSTRIA – No terceiro trimestre, a Indústria cresceu 14,8% e os Serviços subiram 6,3%.
Já a Agropecuária registrou queda de 0,5%.

De acordo com o IBGE, a expansão do PIB no período foi causada, principalmente, pelo desempenho da Indústria, com destaque para o crescimento de 23,7% no setor de Transformação.

Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos cresceram (8,5%), assim como a construção (5,6%) e as indústrias extrativas (2,5%).

O setor de Serviços registrou alta em todos os segmentos: Comércio (15,9%), transporte, armazenagem e correio (12,5%), outras atividades de serviços (7,8%), informação e comunicação (3,1%), administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (2,5%), atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,5%) e atividades imobiliárias (1,1%.

A variação negativa de 0,5% na Agricultura foi consequência de um ajuste de safra.
O consumo das famílias, que mais pesa, pela ótica da despesa, teve expansão de 7,6%, resultado que é muito parecido com o do PIB.

REELEIÇÃO – Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, na madrugada desta sexta-feira (4), para permitir a reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

Gilmar é relator de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) apresentada pelo PTB, que pede que seja proibida a recondução dos presidentes das casas legislativas do Congresso.

Gilmar entendeu que o Congresso pode tratar do assunto, desde que observada a regra de apenas uma reeleição. Câmara e Senado escolhem seus presidentes em fevereiro de 2021.

Na prática, a decisão do ministro Gilmar abre caminho para que Maia e Alcolumbre disputem novamente o comando das casas do parlamento.
O voto dele foi seguido pelo ministro Dias Toffoli. Outros nove ministros ainda precisam votar.

PIX – O sistema de pagamento instantâneo Pix atingiu a marca das 100 milhões de chaves ontem (3), conforme informação do Banco Central. A chave, previamente cadastrada, em banco ou outra instituição financeira, permite identificar a conta para receber pagamentos e transferências.

ECONOMIA – A alta do PIB em 7,7% no terceiro trimestre veio abaixo da previsão de 9%, mas ainda assim tranqüilizou o mercado.
Ontem (3), o índice Ibovespa fechou em alta de 0,37%, aos 112.291 pontos.
E o dólar voltou ao melhor patamar desde julho, encerrando o dia com queda de 1,94%, vendido a R$ 5,13.
Por RENATO RIELLA

Tópicos