Últimas Notícias

PF desarticula quadrilha que aplicava golpes contra o INSS usando idosos e titulares fictícios.

A Polícia Federal, em conjunto com a Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Fratello, visando desmantelar uma organização criminosa interestadual especializada em fraudes previdenciárias. O grupo atuava em vários estados do Brasil, realizando saques fraudulentos de benefícios em nome de pessoas fictícias e falecidas.

Foram emitidos sete mandados judiciais: quatro de prisão temporária e três de busca e apreensão nas cidades de Bacabal e Presidente Dutra, no Maranhão. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Teresina, no Piauí.

As investigações começaram após a prisão em flagrante de dois envolvidos e a abertura de um procedimento pela Polícia Civil do Piauí, que apurava o uso de documentos falsos e saques indevidos de benefícios previdenciários. O esquema incluía o uso de documentos fraudulentos para realizar provas de vida e sacar valores junto ao INSS e instituições bancárias.

O grupo também arregimentava idosos falsários, transportando-os até as agências bancárias para realizar os saques fraudulentos. Embora o número total de benefícios envolvidos ainda não tenha sido confirmado, a quantidade de fraudes relatadas indica que a organização tinha uma ampla rede de atuação.

Os responsáveis responderão pelos crimes de estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documentos falsos, além de possíveis outros crimes que possam surgir ao longo da investigação.

Fonte: Blog do Riella
Foto: SCC10

Tópicos