Política Últimas Notícias

PF Confirma que Homem-Bomba Tinha Intenção de Matar Alexandre de Moraes e Outros Ministros do STF.

Em coletiva nesta quinta-feira (14/11), o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, revelou que Francisco Wanderley Luiz, autor das explosões na Praça dos Três Poderes na noite de quarta-feira (13/11), tinha a intenção de matar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), com foco principal em Alexandre de Moraes. Segundo Rodrigues, o atentado não foi um ato isolado, mas se conecta com outras investigações da PF, incluindo os inquéritos relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Rodrigues mencionou que Francisco Wanderley tentou acessar o prédio do STF, mas, ao não conseguir, detonou as bombas no local. Um áudio atribuído à ex-esposa do autor, que descreve ameaças específicas ao ministro Moraes, fortalece a hipótese de que ele era o principal alvo do ataque. “O áudio e mensagens nas redes sociais da ex-esposa indicam que Moraes era o alvo”, destacou o diretor.

A PF também alertou para a presença de grupos extremistas no país, com ações premeditadas de longo prazo. Segundo a corporação, os explosivos, embora artesanais, tinham potencial destrutivo semelhante a granadas. Há indícios de que Francisco planejava o atentado há meses e que ele esteve em Brasília no início de 2023. Contudo, ainda não há confirmação sobre sua participação nos atos de 8 de janeiro, e as investigações seguem para esclarecer essa conexão.

Fonte/Foto:Metrópoles

Tópicos