A Polícia Federal (PF) informou que já apreendeu R$ 11 milhões em espécie durante operações destinadas a combater irregularidades na propaganda eleitoral. Neste ano, foram realizadas 40 operações, totalizando a apreensão de bens que somam R$ 16,7 milhões.
Preparativos para as Eleições
Para o primeiro turno das eleições municipais, que ocorrerá no dia 6 de outubro, mais de seis mil policiais estarão envolvidos em ações de fiscalização. A PF também utilizará drones para monitorar áreas críticas, visando combater crimes eleitorais como boca de urna e compra de votos.
Desafios e Preocupações
Atualmente, a PF está conduzindo cerca de 2,2 mil inquéritos relacionados a crimes eleitorais e ameaças ao estado democrático de direito. Entre as principais preocupações estão:
- Disseminação de Fake News: O aumento de desinformação sobre o processo eleitoral é uma prioridade para a PF, especialmente o uso de inteligência artificial e deepfakes em propagandas.
- Violência Política e de Gênero: A PF está atenta à violência política, à violência de gênero e à participação do crime organizado no apoio a candidatos.
Regras das Eleições
Para que um candidato seja eleito no primeiro turno, ele deve obter mais da metade dos votos válidos (50% mais um voto). Caso essa maioria não seja alcançada, um segundo turno será realizado no dia 27 de outubro, onde apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno concorrerão.
Fonte/Foto: CNN Brasil
Comentar