Pazuello diz em reunião ministerial que vacinação contra Covid começará antes do dia 25 thumbnail
Economia

Pazuello diz em reunião ministerial que vacinação contra Covid começará antes do dia 25

Ana Flor: Pazuello quer início da vacinação para antes do dia 25 de janeiro
Em reunião ministerial nesta quarta-feira (6) no Palácio do Planalto, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, detalhou aos colegas e ao presidente Jair Bolsonaro o plano de vacinação contra a Covid-19.
Ele deu um panorama das negociações de vacinas e disse que o governo começará a vacinar a população antes do próximo dia 25 — data estabelecida pelo governador João Doria (PSDB), adversário político de Jair Bolsonaro, para o início da vacinação em São Paulo.
As primeiras doses aplicadas, de acordo com relatos na reunião dos ministros, virá do lote comprado da Índia, que seriam 2 milhões de doses da vacina do laboratório Astrazeneca e da Universidade de Oxford, a mesma vacina que está sendo fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo relato de participantes da reunião, o ministro afirmou que, uma vez iniciada a vacinação, o Brasil poderia imunizar a população em um ritmo bastante mais rápido que outros países.
Alguns detalhes do plano e da compra de novas vacinas ainda dependem de uma medida provisória em elaboração por ministérios e coordenada pela Casa Civil.
Pazuello informou ainda que o ministério acelerou as negociações com a Pfizer para a compra da vacina que já vem sendo aplicada em diversos países, como os EUA.
O anúncio das novas medidas será feito por Pazuello em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.
Na reunião, transpareceu a preocupação do governo com o aumento de casos da Covid-19 no início deste ano e os reflexos na economia, que poderia não resistir a uma nova onda da doença e à pressão por mais gastos.
VÍDEOS: vacinação contra a Covid-19
Bolsonaro tem encontro com 16 ministros no Planalto

Tópicos