Pantanal teve 14% do bioma queimado apenas em setembro e área devastada já é recorde histórico, diz Inpe thumbnail
Meio Ambiente

Pantanal teve 14% do bioma queimado apenas em setembro e área devastada já é recorde histórico, diz Inpe

Área atingida no ano chega a quase 33 mil km², o que equivale à soma do território do Distrito Federal e de Alagoas. No acumulado em 2020, 26% de todo o bioma já foi consumido pelas chamas. Fogo consome pelo menos 80% de algumas unidades de conservação do Pantanal
Quatorze por cento da área do Pantanal foi queimada apenas em setembro deste ano, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número já supera a área de todo o ano passado e é a maior devastação anual do território causada pelo fogo desde o início das medições, em 2002, pelo governo federal.
WEBSTORIES: Pantanal em chamas
FOTOS: Araquém Alcântara registra fuga de animais e destruição
A área atingida no ano chega a quase 33 mil km², que equivale à soma do território do Distrito Federal e de Alagoas. No mesmo período do ano passado, a devastação causada pelo fogo chegava a 12.948 km². A devastação observada apenas nos primeiros nove meses deste ano já superam todo o ano de 2019, que teve 20.835 km² atingidos.
Antes do atual recorde, o ano com a maior área queimada era 2005, quando foram destruídos 27.472 km².
REAÇÃO: Europeus indicam que acordo com Mercosul não sai sem mudanças na agenda ambiental
SEM AÇÃO: Multas do Ibama despencam apesar de recorde de queimadas no Pantanal
Segundo análise da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é parceira do Inpe no monitoramento da área queimada, 26% de todo o bioma já foi consumido pelo fogo de janeiro a setembro.
Situação nos demais biomas
Pampa – As medições já apontam recorde de queimadas. Até setembro, foram destruídos 6.044 km². O recorde anterior, considerando o ano inteiro, era de 2003, quando foram queimados 2.488 km².
Amazônia – Se considerado apenas o acumulado entre janeiro e setembro, o bioma teve a maior perda de área desde 2010. Até setembro foram 62.311 km² de área destruída, contra 96.020 km² em 2010.
Caatinga – Houve redução nas queimadas. Elas destruíram 7.775 km² contra 12.443 km² em 2019 e 13.121 km² em 2018, no período entre janeiro e setembro.
Cerrado – Também houve diminuição em relação ao ano passado. Foram destruídos 102.390 km² até setembro deste ano contra 122.674 km² de janeiro a setembro do ano passado.
Mata Atlântica – A área destruída pelo fogo se manteve estável. Foram 15.055 km² queimados neste ano, contra 15.020 no ano passado, considerando apenas dados acumulados até setembro.
Avanço do fogo no Pantanal
O monitoramento do governo federal aponta ainda que setembro teve ainda o maior número de queimadas desde o início das medições em 2002. Foram 14.264 focos de calor detectados de 1º a 30 de setembro, mais de 120% maior que o mesmo mês no ano passado.
De janeiro a setembro de 2020, o bioma teve 32.910 focos de queimadas. No mesmo período no ano passado, foram 6.476 focos de queimadas.
Seca e ação humana
Felipe Augusto Dias, diretor-executivo da ONG SOS Pantanal, em Campo Grande, afirmou ao G1 que “ações humanas” são a origem dos focos de incêndio. Ele disse que a equipe do Prevfogo, do Ibama, que trabalha para apagar as queimadas na região, credita 99% do fogo à ação humana.
‘Virei noite apagando fogo’: a rotina de brigadistas no maior incêndio no Pantanal
Fogo que destruiu 25 mil hectares no Pantanal de MS começou em grandes fazendas, aponta investigação da PF
Perícia aponta que incêndios no Pantanal de MT foram provocados por ação humana
Com menor área inundada do bioma, que é a maior planície alagada do mundo, há mais área para servir de “combustível” para o fogo. O vento, combinado com o tempo seco, contribui para o alastramento dos incêndios.
Nesta época do ano, a região vive o seu o período seco, mas, mesmo em janeiro, na estação úmida, choveu pouco. E as chuvas, por terem sido mal distribuídas ao longo do mês, também prejudicaram o bioma, porque a água que vinha após os longos períodos de seca não era suficiente para encharcar o solo.
VÍDEOS: queimadas no Pantanal
Initial plugin text

Tópicos