Brasília Últimas Notícias

Pagamento em dinheiro será suspenso em mais 171 linhas de ônibus no DF a partir do dia 14.

A partir de 14 de outubro, 171 linhas de ônibus do Distrito Federal deixarão de aceitar pagamentos em dinheiro, parte da transição para um sistema 100% eletrônico. Passageiros que ainda não possuem cartão ou preferem pagar em espécie poderão adquirir o bilhete avulso, disponível nas rodoviárias, estações do BRT, pontos de recarga do Cartão Mobilidade e em paradas de ônibus de maior movimento.

Atualmente, mais de 87% dos usuários do transporte público no DF utilizam meios eletrônicos para pagar as passagens. O pagamento em dinheiro, que antes representava quase 30% dos acessos, agora corresponde a cerca de 11%. Segundo o sistema de bilhetagem eletrônica, 46,6% dos acessos são realizados com o Cartão Mobilidade, 33,3% via Vale-Transporte e 8,2% por meio de cartões bancários. O bilhete avulso, com QR Code, ainda é utilizado por menos de 1% dos passageiros.

O Cartão Mobilidade é o meio preferido pela maioria, com mais de 600 mil unidades emitidas. Desde o lançamento do bilhete avulso em agosto, 3.065 unidades foram adquiridas. Informações detalhadas sobre o programa podem ser encontradas no site “Dinheiro Não Vai Mais Andar de Ônibus”.

 

Fonte: Blog do Riella

foto: Agência Brasília

Tópicos