Onda de calor extremo termina nesta sexta-feira (9), mas deve continuar quente em quase todo o pais. Onda de calor se afasta do Brasil e deixa o tempo mais fresco em algumas capitais
A onda de calor que atingiu o Brasil nos últimos dias quebrando recordes em vários estados está chegando ao fim, segundo informações do ClimaTempo. A chegada de uma frente fria nesta sexta-feira (9) traz fortes chuvas e diminui as temperaturas no Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste.
VEJA A PREVISÃO DO TEMPO PARA A SUA CIDADE
A massa de ar seco que estava na região central do Brasil perdeu força e uma frente fria, que agora está entre a costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, conseguiu romper com o bloqueio atmosférico. Com isso, a área de alta pressão começou a se deslocar para o oeste, permitindo a entrada da umidade do oceano na região sudeste.
Isso faz com que as temperaturas diminuam porque a chuva é um regulador térmico e refresca o ar. O calor extremo diminui, mas deve continuar quente na maior parte dos estados.
Pessoas caminham e se protegem da chuva no Viaduto Santa Generosa, zona sul de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (09)
Bruno Rocha/FotoArena via Estadão Conteúdo
Chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alertas de tempestades e chuvas intensas para parte do Rio de Janeiro, sul e sudoeste de Minas Gerais e leste de São Paulo. O volume esperado é entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia.
Nuvens carregadas avançam sobre a Grande São Paulo e podem provocar chuva forte, raios e rajadas de vento de até 75 km/h. Há risco de granizo e e formação de bolsões de alagamento.
VEJA TAMBÉM: Dia ‘vira noite’ em São Paulo com temporal na manhã desta sexta-feira
Na faixa leste do estado de São Paulo e do Rio de janeiro pode chover a qualquer hora do dia, com raios e ventos fortes. Há previsão de temporais no Vale do Itajaí (SC) e no Paraná. Em Vitória a chuva deve ser mais pontual.
Em Minas Gerais, na região do Vale do Rio Doce, nuvens carregadas na região de Guanhães provocaram rajadas de vento de até 82 km/h.
No Norte do país a chuva deve ser forte em vários momentos, mas as pancadas intercalam com períodos de sol forte. No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás também deve chover, mas apenas pancadas rápidas
No norte do Nordeste e na região que vai do leste do Espírito Santo até Alagoas ventos fortes do oceano podem causar ventania de até 70km/h.
Outras áreas de instabilidade se formam sobre o Sul do país com a chegada de uma nova frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul.
Previsão das máximas nas capitais nesta sexta-feira (9)
Reprodução/TV Globo
Calor
A onda de calor está chegando ao fim, mas nesta sexta ainda podemos ter altas temperaturas, entre 40°C e 43°C, em parte dos estados do Centro-Oeste, no Tocantins, em Minas Gerais, na Bahia, Piauí, Maranhão e Pará.
A sexta-feira deve ser de sol forte, calor e sem chuva no Amapá, em quase todo o Pará, no Tocantins, no Distrito Federal e em quase todas as regiões de Goiás, no centro-norte de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo e em quase todo o Nordeste.
Sol, calor e pancadas de chuva com raios devem acontecer à tarde e à noite em Roraima, no oeste do Pará, no Amazonas, em Rondônia e oeste do Acre. Não deve chover na região de Rio Branco e no leste do Acre.
VÍDEOS: calor pelo país no começo da primavera
Comentar