O animal foi resgatado no dia 13 de maio de 2019 em Juiz de Fora e levado para uma área de Mata Atlântica. Relembre a história. Onça capturada em Juiz de Fora é flagrada por câmera no habitat natural
UFJF/Divulgação
Imagens de armadilhas fotográficas flagraram a onça-pintada que foi capturada no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2019. O vídeo, de novembro de 2020 e gravado por um projeto de monitoramento da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), foi divulgado nesta sexta-feira (12).
O animal foi resgatado no dia 13 de maio de 2019 e levado para uma área de Mata Atlântica, que não teve a localização divulgada. O primeiro registro da onça foi feito por um vigilante do Jardim Botânico, no dia 25 de abril do mesmo ano. Veja vídeo abaixo.
Onça capturada no Jardim Botânico da UFJF é flagrada em habitat natural
Nas imagens acima é possível ver o felino vivo, em ambiente noturno, aparentemente saudável. O projeto da UFSJ, que gravou o vídeo, é coordenado pelo professor Fernando Azevedo.
De acordo com o diretor do Jardim Botânico da UFJF, professor Gustavo Soldati, a boa condição do animal é resultado de um processo que envolveu técnica e conhecimento produzidos pela UFJF e por institutos de pesquisa e ensino parceiros.
“Ficamos muito felizes em receber essa notícia. Ela coroa um trabalho feito com muito empenho de energia, muito cuidado e, sobretudo, pautado e sustentado no conhecimento científico do comportamento, dinâmica, saúde e biologia para a conservação dessa espécie”, ponderou.
Segundo o professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF, Artur Andriolo, que participou do processo de captura da onça-pintada, as imagens “significam que o plano de translocação de Juiz de Fora para a área de soltura foi um sucesso, pois ela sobreviveu e apresenta um excelente estado de saúde”.
Captura do animal
Onça-pintada capturada em Juiz de Fora
Raul Mourão/UFJF
Foram quase 20 dias à procura da onça. Na ocasião, foram instaladas quatro armadilhas de caixa em pontos internos e externos do Jardim Botânico, mas somente no dia 13 de maio de 2019, ela foi capturada em um local de cerca de dois metros de profundidade.
O animal foi atraído até o fundo da caixa para pegar uma isca. Isso acionou um gatilho que soltou a porta de entrada e trancou o felino.
Além destas armadilhas, outras seis de laço foram espalhadas em trechos por onde o monitoramento indicou que o animal tinha o costume de passar na área da Mata do Krambeck.
Na época, uma comissão foi organizada para fazer as buscas ao animal. Com acompanhamento e atuação técnica do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio), a comissão era composta por sete instituições: Campo de Instruções do Exército Brasileiro em Juiz de Fora, Corpo de Bombeiros, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Estadual de Florestas (IEF/Cetas), Polícia Militar (incluindo a Polícia de Meio Ambiente), Prefeitura de Juiz de Fora e UFJF.
A onça-pintada em Juiz de Fora
Câmeras em imóvel registrou passagem da onça-pintada por ruas do Bairro Industrial em Juiz de Fora
Reprodução/TV Integração
O primeiro registro da onça foi feito por um vigilante do Jardim Botânico, no dia 25 de abril de 2019. O local foi fechado para visitação no dia seguinte. Depois ela foi flagrada fora da área da Mata do Krambeck:
no estacionamento de um hotel na madrugada de 26 de abril de 2019;
no estacionamento da Igreja Batista Estrela Resplandecente da Manhã (Ibrem) no dia 1º de maio em 2019;
na ponte da Mata do Krambeck, na noite do dia 5 de maio em 2019;
novamente no estacionamento pelo vigia da Ibrem, quando foi filmada pelo vigia volta das 20h do dia 6 de maio em 2019;
às margens do Rio Paraibuna e em ruas do Bairro Industrial no dia 7 de maio em 2019;
dois ataques ao galinheiro em uma casa no Bairro Parque das Torres no dia 8 de maio e também na madrugada do dia 9 de maio de 2019;
resgate no dia 13 de maio de 2019;
em fevereiro de 2019, o animal teve o sinal de coleira perdido.
Relembre imagens da onça-pintada
Vigia, que estava dentro de carro, filmou passagem da onça-pintada pelo estacionamento de igreja em Juiz de Fora
Antônio Carlos Barbosa/Reprodução
Onça-pintada foi gravada por populares na Zona Norte de Juiz de Fora
Divulgação
A onça-pintada capturada em Juiz de Fora era macho
Marco Perobelli/UFJF
Onça-pintada que estava no Jardim Botânico em Juiz de Fora
Jardim Botânico UFJF/Divulgação
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes
Comentar