maiores O Brasil se despede nesta terça-feira (18) de um dos maiores nomes da história do basquete nacional. Wlamir Marques, bicampeão mundial com a Seleção Brasileira e medalhista olímpico, faleceu aos 87 anos, em São Paulo, deixando um legado imensurável para o esporte.
Nascido em São Vicente (SP), em 16 de julho de 1937, Wlamir foi um dos grandes protagonistas da geração de ouro do basquete brasileiro. Com a camisa 5 da Seleção, conquistou os títulos mundiais de 1959 e 1963, além de duas medalhas de bronze olímpicas (Roma 1960 e Tóquio 1964). Seu talento também brilhou nas competições Sul-Americanas e Pan-Americanas, somando ainda dois vice-campeonatos mundiais.
Versátil e brilhante, Wlamir atuou em diversas posições – pivô, ala e tavar – demonstrando técnica e liderança em quadra. No Corinthians, clube onde fez história, foi dez vezes campeão paulista, e seu nome hoje batiza o ginásio poliesportivo do Parque São Jorge. Após pendurar as chuteiras, comentários contribuíram para o esporte como técnico e comentarista.
Integrante do Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil e do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (FIBA), Wlamir Marques será sempre lembrado como um dos maiores jogadores do basquete mundial.e do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (FIBA), Wlamir Marques será sempre lembrado como um dos maiores jogadores do basquete mundial.
Neste momento de tristeza, o Ministério do Esporte expressa profundo pesar e se solidariza com familiares, amigos, fãs e todos os apaixonados pelo basquete, que tiveram o privilégio de acompanhar a trajetória deste ícone do esporte brasileiro.
Fonte:agência gov
Foto:foto da web
Comentar