Elon Musk anunciou que o serviço da Starlink, empresa de internet via satélite, será gratuito no Brasil até que o bloqueio das contas da empresa seja resolvido. Musk afirmou que a decisão de oferecer o serviço sem custo é para garantir que escolas e hospitais remotos não fiquem sem acesso à internet. A medida vem após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter ordenado o bloqueio das contas da Starlink devido à falta de representantes do X (anteriormente Twitter) no Brasil, ambas as empresas são de propriedade de Musk.
Moraes havia dado prazo até quarta-feira (28) para que um novo representante legal fosse nomeado para o X, sob pena de suspensão imediata da rede social. No entanto, o X anunciou que não cumprirá a determinação, o que pode levar à suspensão da plataforma no Brasil.
Apesar da decisão de Moraes, a Starlink informou que continuará operando no país e fornecendo serviços gratuitamente, se necessário. A empresa destacou que seus serviços conectam mais de 250 mil clientes no Brasil e incluem suporte para pequenas empresas, escolas e socorristas.
A Starlink também criticou a ordem de Moraes, alegando que a responsabilidade pelas multas contra o X é inconstitucional e que a decisão foi emitida sem o devido processo legal. A empresa anunciou que buscará resolver a questão por meios legais.
Fonte/foto: CNN
Comentar