MP de Paris abre investigação após grande vazamento de dados privados sobre a saúde dos franceses thumbnail
Economia

MP de Paris abre investigação após grande vazamento de dados privados sobre a saúde dos franceses

Arquivo com informações de cerca de meio milhão de pessoas estava circulando na internet há vários dias. Pessoas caminham no centro de Paris em foto de 25 de fevereiro de 2021
Sarah Meyssonnier/Reuters
O Ministério Público de Paris anunciou, nesta quinta-feira (25), que abriu uma investigação judicial após um grande vazamento de dados médicos de cerca de 500 mil pessoas na França.
A seção de combate aos crimes cibernéticos busca os responsáveis pela divulgação dos nomes, endereços, telefones, e-mails e inscrição na segurança social (uma espécie de CPF).
LEIA TAMBÉM: Megavazamento – tire suas dúvidas e saiba como proteger seus dados
Em alguns dos casos, há informações mais privadas sobre a situação de saúde dos pacientes, como o grupo sanguíneo, gravidez, tratamentos farmacológicos e doenças pré-existentes.
Os dados viriam de cerca de trinta laboratórios de biologia médica, situados principalmente no noroeste da França, noticiou o jornal “Libération”.
Segundo a publicação, eles correspondem a amostras tomadas entre 2015 e outubro de 2020 – período em que os laboratórios usaram um sistema de segurança falha.
Ataques a redes de hospitais
Recentemente, a França foi alvo de vários ataques de hackers. Em 8 e 15 de fevereiro, dois hospitais do país ficaram paralisados após duas invasões cibernéticas.
“Houve 27 ciberataques a hospitais em 2020 e desde o início de 2021, é um ataque por semana”, disse na semana passada o secretário de estado de Assuntos Digitais, Cédric O.
Este aumento levou o governo francês a aumentar seu orçamento para reforçar a segurança dessas instituições.
VÍDEOS mais vistos do G1

Tópicos