O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), tomará posse hoje (8) como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado já atua na Corte como membro substituto, mas agora terá uma cadeira de titular. Essa é mais uma das mudanças realizadas no plenário.
A posse do magistrado ocorrerá no começo da noite, pouco antes da sessão plenária. Em razão da pandemia, o evento será realizado sem a presença de convidados.
O então presidente do TSE é o ministro Edson Fachin, que substitiu Luís Roberto Barroso em 22 de fevereiro deste ano, e Alexandre de Moraes assumiu como vice.
Em agosto deste ano, Moraes assumirá o comando da Corte para conduzir as eleições gerais de 2022. Lewandowski ocupará a cadeira deixada por Barroso.
Cada ministro do Supremo fica no TSE por dois anos, o tempo do mandato. Os cargos de presidente e vice-presidente ocorrem por meio de revezamento.
O ministro Lewandowski atuará como membro efetivo da corte eleitoral pela segunda vez. Em 2010, ele foi o responsável por conduzir as eleições gerais.
Fonte: R7 -Renato Souza
Foto: Tribural Superior Eleitonal
Comentar