Brasília (DF) foi palco nesta terça-feira (01.02) de roadshow do projeto Nordeste Arretado, que promove a divulgação conjunta de atrativos de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No evento, que teve a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foi apresentada a grande variedade de opções turísticas da região a fim de capacitar profissionais locais do setor para a oferta de viagens integradas nos quatro estados.
Gilson Machado Neto destacou o potencial do projeto – apoiado pelo MTur – e a sua contribuição para o desenvolvimento do turismo. “A cada 200 km, temos um aeroporto internacional. Há estradas duplicadas entre as quatro capitais e uma gastronomia pujante, fora as hospedagens. Isso é o Nordeste Arretado, que cada vez mais dá vazão à vocação do Brasil para o turismo”, frisou o ministro, enaltecendo o papel dos agentes de viagem na promoção dos destinos.
Machado Neto também ressaltou a recuperação do setor em meio à pandemia. “O turismo vem, há oito meses consecutivos, tendo números positivos. Graças ao presidente Bolsonaro, que acreditou no turismo, o Brasil hoje é o país que mais cresce nas Américas. É o país que tem a maior quantidade de novos hotéis sendo construídos”, apontou o ministro, que defendeu adesões ao Selo Turismo Responsável do MTur e o cumprimento de protocolos sanitários contra a Covid.
Gilson Machado Neto citou, ainda, avanços na vacinação contra o coronavírus promovida pelo governo federal e elencou recentes conquistas do Brasil, como a decisão da Organização Mundial do Turismo (OMT) de instalar no país o primeiro escritório das Américas. “O Brasil está sendo colocado finalmente no mapa mundial”, declarou, defendendo esforços pela sustentabilidade ambiental de praias do país. “É isso que vai manter o nosso país competitivo”, justificou.
O presidente da Embratur, Carlos Brito, também presente no evento, adiantou que o projeto Nordeste Arretado será divulgado pela Agência no exterior. “Eu tenho certeza de que esse projeto já deu certo. E podem contar com a Embratur para divulgar internacionalmente. O nosso Brasil e o nosso Nordeste merecem estar na prateleira”, argumentou Brito, que enalteceu ainda o suporte do governo federal ao desenvolvimento do turismo.
OPÇÕES – O site do projeto Nordeste Arretado lista atrações disponíveis nos quatro destinos e incentiva o turista a conhecer localidades dos estados em uma única viagem. As opções são divididas por diferentes experiências, envolvendo agito, cultura, família, ecoturismo, gastronomia, história e romance. O portal também oferece um dicionário com palavras usadas na região, favorecendo a integração do turista com a realidade local (Acesse aqui).
A coordenadora de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) Débora Luna, que participou do roadshow em Brasília, comemorou a consolidação do projeto. “Está sendo um divisor de águas e tenho certeza de que vai bombar mais ainda. A gente tem muitas experiências nesses quatro estados e agradecemos demais pelo apoio do Ministério do Turismo”, comentou.
O evento desta terça-feira na capital federal contou ainda com a presença de secretários e representantes de órgãos oficiais de Turismo de Alagoas, Pernambuco e do Rio Grande do Norte, além de Vitor Bauab, presidente do Grupo BBG Brasil – responsável pela plataforma do projeto; Luciana Fernandes, diretora executiva do BBG Brasil, e de operadores turísticos do Distrito Federal, entre outros.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
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