Política Saúde Últimas Notícias

Ministério da Saúde Lança Programa de Atenção Integral à População Trans.

O Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (10), o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Programa de Atenção à Saúde da População Trans (Paes Pop Trans). Com investimento previsto de R$ 152 milhões até 2028, o programa busca oferecer cuidado integral à população trans em todo o ciclo de vida, incluindo suporte à sua rede de apoio.

Lançado na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília, o programa é resultado do trabalho do Grupo de Trabalho de Revisão do Processo Transexualizador no SUS. O Paes Pop Trans amplia os serviços de saúde para além da hormonização e cirurgias, priorizando a autodeterminação e um atendimento especializado.

Entre as inovações está a inclusão de 34 novos procedimentos na tabela do SUS, como hormonização e cirurgias de readequação genital, que serão regulamentados pela Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC). Até 2025, o programa prevê a habilitação de 36 serviços ambulatoriais e 23 cirúrgicos, com meta de expansão para 153 serviços ambulatoriais e 41 cirúrgicos até 2028.

Para Flávia Teixeira, diretora de Programas do Ministério da Saúde, o programa marca um avanço no cuidado à saúde da população trans e no respeito aos direitos humanos. O secretário Adriano Massuda destacou que o Paes Pop Trans reflete o compromisso de um governo democrático em valorizar as diferenças e garantir o cuidado integral em um país de dimensões continentais.

A próxima etapa inclui a publicação de portarias, cadastro de serviços nas Redes de Atenção à Saúde, habilitação e monitoramento das ações com pesquisas de satisfação.

Fonte:agência gov
Foto:Estratégia MED – Estratégia Educacional

Tópicos