O Ministério da Saúde reforçou, a partir desta segunda-feira (20), uma campanha de conscientização sobre os sintomas de dengue, Zika e chikungunya, com o objetivo de reduzir casos e óbitos dessas arboviroses durante o período sazonal no Brasil. A iniciativa tem foco especial nos estados com tendência de aumento das infecções e incentivar a população a eliminar os criados do mosquito Aedes aegypti e procurar atendimento médico ao identificar sintomas.
Slogan da campanha e mensagens-chave
Com o slogan “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, Zika e chikungunya é agora” , uma campanha alerta para sinais de doenças, como febre, dores musculares, manchas vermelhas no corpo e dores atrás dos olhos. A recomendação é procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para observar esses sintomas.
Além disso, a mobilização também retoma a mensagem lançada em outubro, com o slogan “Tem 10 minutos? A hora de prevenir é agora” , que incentiva a população a dedicar 10 minutos por semana para eliminar focos do transmissor do mosquito.
Sintomas da dengue
Os sintomas da dengue geralmente aparecem entre 4 e 10 dias após uma picada do mosquito infectado, com variações entre casos leves e graves. Os sinais mais comuns incluem:
Febre alta de início repentino.
Dor de cabeça intensa, especialmente atrás dos olhos.
Dores musculares e nas articulações.
Manchas vermelhas na pele (exantema).
Náuseas, vômitos e diarreia.
Conjuntivite (olhos vermelhos).
Dor nas costas.
Abrangência da campanha
A campanha está sendo divulgada em canais de TV aberta, rádio, redes sociais e locais de grande circulação, com foco nos estados do Acre, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás , Tocantins e no Distrito Federal.
Plano Nacional contra Arboviroses
Em setembro de 2024, o governo federal lançou o Plano de Ação 2024/2025 , com investimento de R$ 1,5 bilhão , investimentos para reduzir o impacto das arboviroses, como dengue, chikungunya, Zika e oropouche, durante o próximo período crítico. Entre as medidas, está a instalação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue) , que atua no suporte a casos específicos e à rede de atenção.
Vacinação e prevenção
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância do diagnóstico precoce e da vacinação contra a dengue como estratégias preventivas, embora a disponibilidade de doses ainda dependa dos fabricantes. “Estamos unindo esforços para proteger a população durante o período mais crítico”, afirmou o ministro.
Com as ações de conscientização e os investimentos planejados, o governo espera reduzir o impacto das arboviroses e salvar vidas no próximo período sazonal.
Fonte:Agência gov
Foto:Folha de Dourados
Comentar