O Ministério da Saúde aderiu à campanha Janeiro Roxo , iluminando sua fachada na cor roxa na noite de segunda-feira (13). A ação integra a iniciativa nacional de conscientização sobre a hanseníase, com foco na disseminação de informações, combate ao estigma e discriminação, além de incentivo ao diagnóstico precoce e tratamento da doença.
A Campanha Janeiro Roxo
Desde 2016, janeiro é o mês oficial para campanhas educativas sobre hanseníase no Brasil, com o roxo como cor simbólica. Monumentos icônicos de Brasília, como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a Esplanada dos Ministérios, também costumam receber iluminação temática para destacar a importância do tema.
Sobre a Hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica transmitida por contato próximo e prolongado com pessoas infectadas que não estão em tratamento. Os principais sinais incluem:
Manchas na pele com alterações de sensibilidade;
Dor, sensação de choque ou fisgadas nos nervos dos braços e pernas.
O diagnóstico precoce e o tratamento gratuito, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), garantem a cura da doença.
Importância da Conscientização
A iluminação especial reforça o compromisso do governo federal com a saúde pública, destacando a necessidade de combater o preconceito e promover o acesso a informações corretas sobre a hanseníase. A campanha é um chamado para que a população fique atenta aos sinais e busque atendimento médico ao menor.
Fonte:Agência gov
Comentar