Previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do Brasil – aumentou para 4,10% este ano. A estimativa está no Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC), ouvindo mais de cem especialistas do mercado financeiro.
Essa perspectiva fortalece a impressão de que a taxa de juros oficial Selic será mantida amanhã em 10,5% ao ano, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central.
Mercado acredita que o BC, no relatório de amanhã, possa sinalizar aumento dos juros até o fim do ano, se a inflação continuar na escala ascendente.
Para 2025, a projeção da inflação subiu para 3,96%.
Segundo o IBGE, em 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,23%.
Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2024 no patamar que está hoje, em 10,5% ao ano. Para 2025, a estimativa é que a taxa básica caia para 9,5% ao ano.
Projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano subiu para 2,19%. Para 2025, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) é de crescimento de 1,94%. Previsão de cotação do dólar está em R$ 5,30 para o fim deste ano.
Fonte: Blog do Riella
Foto: Carta Capital
Comentar