Há possibilidade de neve nas serras Gaúcha e Catarinense, com alta probabilidade em São Joaquim (SC), na quinta-feira. Na sexta, moradores de Lages e Caçador, também em Santa Catarina, podem ser surpreendidos pela neve. Meteorologia alerta para possibilidade de nevar no Sul do país
Uma intensa massa de ar frio de origem polar deve chegar ao Brasil a partir de amanhã (19). Entre quinta-feira (20) e o sábado (22), a massa de ar frio deverá atingir todas as áreas do Sul, parte do Centro-Oeste, do Sudeste e o sul da Região Amazônica, causando uma significativa queda de temperatura.
“Essas incursões de massa de ar frio são comuns. A previsão é que essa massa influencie o Sul do país, Sudeste, Centro-Oeste e Região Amazônica”, explica o meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) Maicon Veber.
Frio deve aumentar e há chance de neve nos próximos dias no RS
Santa Catarina pode registrar neve a partir de quinta, aponta meteorologista
Semana segue com temperaturas em queda e previsão é de muito frio a partir de sexta-feira em MS
Área de instabilidade pode provocar recorde de frio em SP e geada no sul do estado
Há possibilidade de neve nas serras Gaúcha e Catarinense, com alta probabilidade em São Joaquim (SC), na quinta-feira. Na sexta, moradores dos municípios catarinenses de Lages e Caçador também podem ser surpreendidos pela neve.
Veja no mapa onde há chances de nevar:
Há possibilidade de neve nas serras Gaúcha e Catarinense
Reprodução/TV Globo
“A condição de neve existe e deve ficar restrita ao Sul do país. Em termos de frio, pode ser que não seja recorde de temperatura” – Maicon Veber.
Temperaturas abaixo de 0°C devem ocorrer nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná a partir de sexta-feira. Em Urupema (SC), por exemplo, a previsão é de -7°C.
Neve granular? Entenda a diferença entre sincelo, neve e chuva congelada
A expectativa é de que essa onda de frio seja a mais forte de 2020. Além do Brasil, a intensa massa de ar frio polar vai causar temperaturas muito baixas na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e em algumas áreas do Peru, alerta o Climatempo.
Próximos dias
Na quarta (19), a frente fria continental avança pelo Sul e a temperatura já começa a cair, trazendo chuva forte para a região e para o Mato Grosso do Sul.
Na quinta (20), São Paulo também entra na rota do temporal e o ar polar já começa a gelar o Centro-Sul. A queda de temperatura vai atingir o Centro-Oeste e o Sudeste.
Na sexta (21), a chuva vai se concentrar no Sudeste e o frio deve se espalhar pelo país, chegando até o Norte.
No sábado (22), as geadas poderão ocorrer de forma mais generalizada no oeste dos estados da região Sul e também no sul do Mato Grosso do Sul e sudoeste de São Paulo.
Comentar