Nesta terça-feira (10), durante a 16ª Reunião do Fórum Nacional dos Governadores, em Brasília, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentou a nova fase do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). A iniciativa que moderniza o SUS terá investimento de R$ 2,4 bilhões para integrar atenções primárias e especializadas, com foco em áreas críticas como oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia.
O PMAE adota um modelo de remuneração baseado no cuidado integral e visa reduzir filas e melhorar a eficiência no atendimento. A experiência bem sucedida do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF) será ampliada, com R$ 1,2 bilhão destinado a cirurgias eletivas.
“Essa é uma construção coletiva que envolve estados, municípios e gestores do SUS. Estamos focados em garantir cuidado no momento certo, porque tempo é saúde”, destacou a ministra.
A transformação digital do SUS também é um pilar do programa, com uso de telessaúde e teleinterconsultas para conectar diferentes níveis de atendimento. Isso promete encurtar prazos para diagnósticos e tratamentos, especialmente em oncologia, onde o foco oferecerá consultas, biópsias e exames integrados.
O programa já alcançou adesão de 100% dos estados e 97,9% dos municípios, abrangendo 167,9 milhões de pessoas. Inspirado em modelos internacionais, como o do Canadá e da Espanha, o PMAE busca elevar a qualidade e acessibilidade do SUS para a população brasileira.
Fonte:agência gov
Foto:Portal Gov.br
Comentar