Últimas Notícias

Maioria dos adultos apoia a concessão de celulares nas escolas, aponta pesquisa.

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Locomotiva e pela QuestionPro revelou que oito em cada dez adultos (80%) apoiam a concessão do uso de celulares nas escolas. Esse apoio é ainda mais expressivo entre os pais, com 82% a favor, enquanto entre aqueles sem filhos, o índice é de 72%. O levantamento também destaca que o respaldo à concessão é consistente em todas as faixas etárias, sendo maior entre adultos com 61 anos ou mais, com 87% defendendo a restrição.

O tema está em discussão na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e também é objeto de um projeto de lei em desenvolvimento pelo Ministério da Educação, que visa proibir o uso de celulares dentro das salas de aula.

A pesquisa também revelou uma importância generalizada com o impacto da tecnologia na infância. Segundo o estudo, 90% dos entrevistados acreditam que as crianças de hoje em dia preferem ficar em casa com seus celulares ou assistir TV, em vez de brincar ao ar livre. Além disso, 69% dos participantes afirmaram que a idade ideal para se ter o primeiro celular é a partir dos 13 anos, embora 86% reconheçam que os jovens desejam o aparelho antes dessa idade.

Entre os principais efeitos negativos do uso excessivo de celulares na infância, apontados pelos entrevistados, estão: dependência tecnológica, aumento da ansiedade e depressão, problemas de sono, piora no desempenho escolar, dificuldades nas interações sociais e exposição ao cyberbullying.

A pesquisa foi realizada entre 24 de junho e 8 de julho de 2024, com 1.491 pessoas de diferentes regiões e perfis socioeconômicos do Brasil. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Para Gabrielle Selani, gerente de pesquisa do Instituto Locomotiva, os resultados reforçam a necessidade de um debate mais amplo sobre o tema. “A concessão de celulares nas escolas é uma questão que impacta a sociedade como um todo. A pesquisa oferece insights importantes para a formulação de legislações que contemplem essa realidade, trazendo mais controle sobre o uso da tecnologia por crianças e jovens, tanto dentro quanto fora da escola.”

Fonte: CNN Brasil

Tópicos